Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 04 de Novembro de 2025

Menu

Bebida artesanal

Produto da agricultura familiar de Sinop será destaque na COP 30

Economia | 03 de Novembro de 2025 as 17h 28min
Fonte: Deixa que eu te conto

Foto: Reprodução

O hidromel Castilho Mead, produzido em Sinop (MT) pela Agroindústria Irmãos Castilho Ltda, foi selecionado para representar o Mato Grosso na COP 30, conferência mundial do clima que será realizada em Belém (PA) em 2025. A bebida artesanal, feita a partir da fermentação natural de mel, água e leveduras selecionadas, é resultado de um projeto familiar que une tradição, sustentabilidade e empreendedorismo rural.

A agroindústria é comandada por Daniela Castilho, responsável pela produção e qualidade do mel; Junior Castilho, idealizador e mestre hidromeleiro; e Valéria Castilho, encarregada da área comercial e administrativa. Juntos, eles transformaram uma atividade simples de apicultura em um produto inovador que tem conquistado o público e o reconhecimento institucional.

A história da família Castilho em Sinop começou em 2008, quando eles se mudaram do Mato Grosso do Sul em busca de uma vida produtiva mais próxima da natureza. Em 2018, seguindo o incentivo do avô José Rogante, Daniela e Junior iniciaram a produção de mel silvestre, apostando na apicultura como forma de produção ecológica e sustentável. Um ano depois, Junior teve a ideia de transformar o mel em hidromel bebida alcoólica milenar produzida a partir da fermentação do mel.

“A gente tem umas reservas na fazenda, estava meio ociosa e começamos com a apicultura mesmo sem conhecer muito do assunto. Aí, com o apoio do Sindicato Rural de Sinop, surgiu a oportunidade de agregar valor ao mel, e decidimos produzir o hidromel. A princípio seria só para consumo da família, mas os amigos experimentaram, gostaram e incentivaram a gente a seguir”, contou Junior Castilho.

O primeiro grande reconhecimento veio na Norte Show, feira agropecuária de destaque no norte do Estado, onde o hidromel foi um sucesso de vendas. A boa recepção levou a família a participar da Fit Pantanal, em Cuiabá, consolidando o produto no cenário regional.

“A Norte Show foi o pontapé inicial. O hidromel foi muito bem aceito. Lá conhecemos o Geraldo, cerimonialista da Empaer, que nos levou à Fit Pantanal. E, recentemente, tivemos a honra de receber o convite para representar Sinop e o Mato Grosso na COP 30”, destacou Junior.

O avanço do projeto também contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, por meio da Diretoria de Agricultura, e da Cooperativa Mista Agropecuária de Sinop (COOPERNOP).

“A gente faz parte da associação de apicultores e temos o apoio e o fomento da Secretaria, através do Luiz Paulo. Recebemos doação de caixas de abelha, kits de IPI, macacões, fumigadores… temos muito apoio deles. E também da COOPERNOP, através do Mauro Dallagnol, que compra o mel excedente e distribui dentro da cidade”, explicou Junior.

O diretor de Agricultura de Sinop, Luiz Paulo, destacou o papel do produtor no fortalecimento da cadeia apícola do município.

“O Junior Castilho é um dos produtores contemplados com o kit de apicultura que entregamos este ano a quem já atua na cadeia produtiva. Ele faz parte da associação e da COOPERNOP. Nosso objetivo é fomentar a apicultura, cujo principal produto é o mel, mas que também gera subprodutos como o pólen, a geleia real, o própolis e, agora, o hidromel. O Junior está em processo de legalização da agroindústria e já representa Sinop em grandes eventos, como a Norte Show, a Fit Pantanal e, agora, a COP 30. Ele recebeu 10 caixas de abelhas, fumigador, macacão, formão e derretedor de cera. É um exemplo de produtor de sucesso que vem inovando e fortalecendo a agricultura familiar”, afirmou.

Além de produtor, Junior Castilho também é vice-presidente da Associação dos Apicultores de Sinop, entidade que desenvolve projetos de conscientização sobre o consumo de mel e a preservação das abelhas.

“A associação é nova, mas está crescendo. A gente realiza palestras nas escolas sobre a importância do mel e também faz resgates de enxames com o apoio do Corpo de Bombeiros. Só essa semana fizemos um resgate dentro de uma escola. Nosso foco é conscientizar a população sobre o papel das abelhas para o meio ambiente”, relatou.

A Agroindústria Irmãos Castilho produz atualmente duas versões da bebida: o Hidromel Silvestre, que acompanha as floradas da floresta, e o Hidromel Cipó Uva, feito a partir de uma planta típica do bioma amazônico cuja floração ocorre entre junho e setembro.

Em fase de certificação da marca Castilho Mead, a empresa aposta em um modelo de produção que respeita o ciclo natural e promove a preservação das espécies melíferas. A apicultura contribui para a polinização das plantas, essencial à agricultura e à manutenção da biodiversidade.

Apesar dos desafios  como as queimadas e o uso de agrotóxicos pulverizados por avião, que prejudicam as colmeias , a família mantém firme o compromisso com a sustentabilidade e a inovação rural. Com o reconhecimento conquistado em feiras e o apoio de entidades locais, Daniela, Junior e Valéria Castilho levam o nome de Sinop e do Mato Grosso à vitrine mundial da COP 30, mostrando que a agricultura familiar pode ser exemplo de criatividade, sustentabilidade e orgulho regional.