Portal desaparecidos do Brasil
Portal nacional integra informações e amplia eficiência em investigações de pessoas desaparecidas
A ferramenta representa um grande avanço para que pessoas, que possam estar em outros estados, sejam localizadas com mais facilidade
Economia | 02 de Setembro de 2025 as 15h 24min
Fonte: Assessoria - Polícia Civil-MT

Em mais um trabalho conjunto dos gestores de tecnologia, chefes de Polícia e chefes de inteligência, foi lançado na última semana o Portal de Desaparecidos do Brasil, uma plataforma nacional voltada ao compartilhamento integrado de informações sobre pessoas desaparecidas.
Conforme o presidente do Comitê Gestor de Tecnologia das Polícias Civis do Brasil, investigador mato-grossense Fábio Arruda Goes Ferreira, o Portal de Desaparecidos é fruto direto do compromisso assumido nos encontros nacionais e demonstra a capacidade das Polícias Civis de transformar debates em soluções práticas para a sociedade.
“A exemplo do sistema de Cartas Precatórias, hoje utilizado em todo o país, a plataforma nacional voltada ao compartilhamento de informações de pessoas desaparecidas é mais uma etapa do trabalho conjunto dos gestores de tecnologia, chefes de polícia e chefes de inteligência, reafirmando o compromisso contínuo com a modernização e integração da segurança pública no Brasil”, disse o investigador.
O lançamento oficial do portal nacional ocorreu durante o 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, realizado entre os dias 26 a 29 de agosto em Fortaleza (CE)
A ferramenta representa um avanço significativo no enfrentamento a um dos maiores desafios da segurança pública, permitindo que os dados sejam acessados e atualizados de forma unificada entre todas as Polícias Civis do país.
O portal pode ser acessado por meio do site: desaparecidosbrasil.org, sendo uma ferramenta muito importante para que pessoas, que possam estar em outros estados, sejam localizadas com mais facilidade. A plataforma, aderida já por 11 estados da federação, amplia a eficiência investigativa, favorece a celeridade na localização de pessoas e fortalece a cooperação interestadual.
O sistema é automatizado e contempla os dados dos desaparecidos de cada estado, de forma que é alimentado automaticamente por cada estado, que aderiu a ferramenta.
Desde 2021, o Encontro Nacional vem se consolidando como espaço de integração e inovação, com resultados concretos. Em 2024, foi implementado o Sistema Nacional de Cartas Precatórias, hoje utilizado com grande sucesso em todo o Brasil para agilizar comunicações judiciais entre estados.
Seguindo a mesma linha, o Portal de Desaparecidos é fruto direto dos compromissos assumidos nos encontros e simboliza a capacidade das Polícias Civis de transformar debates em soluções práticas para a sociedade.
Notícias dos Poderes
Adolescente de 15 anos em moto morre esmagado entre carro e muro em MT
Vítima foi identificada como Josias Henrique Rangel de Campos.
02 de Setembro de 2025 as 19h23Mutirão do CAR Digital 2.0 em Campo atende produtores rurais de 17 municípios
Os atendimentos estão sendo realizados na sede do Sindicato Rural de Sinop, das 8h às 18h.
03 de Setembro de 2025 as 07h20Seduc organiza grande final do SuperChef da Educação 2025 nesta quarta-feira (3)
Última etapa da competição começa com preparação de pratos e premiação realizada em cerimônia de jantar no Buffet Ipiranga
02 de Setembro de 2025 as 18h08Governo remarca leilão de lote de rodovias para concessão
Leilão que inclui trecho de Sinop a Vera será realizado no final de outubro
02 de Setembro de 2025 as 17h24