Programa Vida Nova
Parque industrial no entorno de penitenciária ampliará oferta de trabalho a reeducandos em Sinop
Construção faz parte do Programa Vida Nova; local terá fábrica de artefatos de concreto e serralheria
Economia | 30 de Setembro de 2025 as 09h 45min
Fonte: Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

Uma unidade industrial, que está em construção no entorno da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop, vai ampliar a oferta de trabalho extramuro para reeducandos custodiados na unidade penal.
A obra teve início pela empresa responsável em implantar a nova estrutura de trabalho onde serão instaladas uma fábrica de artefatos de cimento pré-moldados e uma serralheria.
Atualmente, a empresa responsável pela obra do parque industrial, TG Construtora, emprega 15 reeducandos em suas unidades instaladas em Sinop. Após a conclusão da nova obra, o parque industrial terá capacidade de ofertar 100 vagas de trabalho.
A construção de parques industriais em áreas de estabelecimentos penais de Mato Grosso faz parte do programa Vida Nova, instituído pela lei estadual 11.640/2021, que prevê a concessão de espaços públicos destinados à finalidade de emprego de mão de obra de reeducandos.
O secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato, destaca que o projeto Vida Nova vai ao encontro das ações de ressocialização e integração social de pessoas privadas de liberdade.
“A instalação permitirá ampliar significativamente a oferta de trabalho digno e remunerado à população prisional de Sinop e região, promovendo não apenas ocupação laboral, mas também qualificação profissional e geração de renda”, comentou o gestor da Sejus.
O diretor da penitenciária de Sinop, Adalberto Dias de Oliveira, pontua que o investimento na empregabilidade de reeducandos também colabora para reduzir os índices de reincidência criminal, tanto ofertando postos de trabalho quanto investindo na qualificação profissional dos privados de liberdade.
A unidade industrial está instalada em uma área de 16,6 mil metros quadrados, no entorno da unidade penal. A obra tem previsão de 90 dias para construção dos barracões e início das operações.
A Lei 11.640/2021 estabelece que o Governo do Estado pode autorizar a disponibilização de área localizada nos parques industriais penitenciários a pessoas jurídicas que exerçam a atividade industrial, mediante permissão de uso, concessão de uso ou concessão de direito real de uso.
Notícias dos Poderes
Problema na Operadora OI derruba sistema de atendimento do Corpo de Bombeiros em Sinop
Solução temporária encontrada é que a população utilize o telefone 190, da Polícia Militar
30 de Setembro de 2025 as 15h26Comércios são atingidos por incêndio durante a madrugada
Ainda não se sabe as causas do incêndio.
30 de Setembro de 2025 as 11h12Homem morre após ser atropelado pelo próprio caminhão em MT
O acidente aconteceu na noite de segunda-feira (29).
30 de Setembro de 2025 as 10h21Homem morre após ser atingido por carro em estacionamento de mercado atacadista em Várzea Grande
Conforme a Guarda Municipal, o motorista do carro perdeu o controle, bateu contra um toldo do estacionamento e atingiu a vítima, que passava pelo local
30 de Setembro de 2025 as 09h42Há 19 anos, acidente aéreo matava 154 pessoas em MT; relembre
29 de Setembro de 2025 as 19h49Juiz acusado de venda de sentenças será julgado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso
30 de Setembro de 2025 as 07h20Mérito Lojista 2025 celebra a força do comércio de Sinop
29 de Setembro de 2025 as 16h51Ciclista idoso morre atropelado em rodovia e motorista foge
A vítima foi arremessada para um riacho e morreu na hora; o condutor do carro não foi encontrado
29 de Setembro de 2025 as 15h53