Investigação
Padre 'exorcista' e faixa preta em jiu-jítsu é acusado de agredir idosa durante missa em São Paulo
Economia | 13 de Agosto de 2025 as 10h 01min
Fonte: O tempo

Um padre é investigado sob suspeita de agredir uma fiel durante uma celebração religiosa em São Manuel, no interior de São Paulo. A vítima, de 62 anos, registrou o caso na Polícia Civil como lesão corporal. Ela afirma ter sido atacada com tapas, puxões de cabelo, chutes e socos pelo padre João José Bezerra, durante uma missa na Paróquia Nossa Senhora Consolata, no bairro Flamboyants, no último dia 7 de agosto.
Em nota, a Arquidiocese de Botucatu disse manifestar "profundo pesar e consternação" pelo ocorrido e pediu desculpas pelo sofrimento e transtornos causados à fiel. O texto afirma que situações de violência são "absolutamente incompatíveis" com a missão da Igreja e com o Evangelho e informa que o padre foi afastado cautelarmente de suas funções.
A Arquidiocese disse ainda que está arcando com as despesas médicas da vítima e que instaurou um procedimento interno para apurar o caso, além de colaborar com as investigações policiais. A reportagem não conseguiu contato com o padre João José Bezerra.
Na ocasião, o sacerdote, que atua em Cerqueira César (SP), presidia uma missa na paróquia como convidado. Segundo o boletim de ocorrência, no início da celebração, ele se apresentou aos fiéis como "exorcista".
O padre, que é faixa preta de jiu-jítsu, teria iniciado as agressões durante a passagem do Santíssimo, quando carrega a hóstia consagrada para abençoar os presentes.
A mulher relatou ter permanecido deitada no chão por estar "repousando no Espírito Santo" e, pouco depois, começou a manifestar um "espírito maligno" e entrou em estado de inconsciência.
A vítima contou à polícia que, nesse momento, o sacerdote passou a agredi-la fisicamente e chegou a jogá-la contra um banco. Ao recobrar a consciência, ela pediu para que ele parasse, mas afirmou que as agressões só cessaram após a intervenção de outros participantes da missa. Ainda de acordo com o boletim, o padre deixou o local sem prestar esclarecimentos.
"A hora que ele chegou onde nós estávamos com ela no chão, ele já chegou mandando todo mundo sair e chegou com água benta, foi jogando nela, ela ainda continuou sendo agressiva, aí ele viu que não estava conseguindo, foi onde ele partiu para a agressão", disse uma irmã da vítima, que também participava da missa, em entrevista à TV TEM.
"Ele pegava ela do chão, puxando pelo cabelo, arremessava ela no banco, segurando pelo cabelo e, aí, ele começou a bater no rosto dela. E teve uma hora que ela conseguiu já voltar no normal dela e ela pedia para o padre parar, mas ele continuou batendo no rosto dela", completou a mulher, que não quis ser identificada. A autora da denúncia apresentou fotografias dos hematomas e um receituário médico que atestas as lesões.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que o caso foi registrado como lesão corporal e concluído pela Delegacia Seccional de Botucatu, que colheu o depoimento do suspeito e de testemunhas, além de analisar imagens.
A pasta afirmou ainda que a ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), mas não esclareceu a conclusão do inquérito. Procurado, o Tribunal de Justiça de São Paulo não respondeu até esta publicação.
Notícias dos Poderes
Câmara dos Deputados do Uruguai vota a favor da eutanásia
13 de Agosto de 2025 as 16h23Sérgio Ricardo garante apoio do TCE-MT à implantação de Boa Esperança do Norte
O presidente do TCE-MT recebeu os prefeitos Calebe Francio, de Boa Esperança do Norte, e Alei Fernandes, de Sorriso, nesta quarta-feira
13 de Agosto de 2025 as 16h15Mulher é demitida após fazer bronzeamente artificial durante atestado
Justiça confirma justa causa de funcionária que fez bronzeamento durante licença médica
13 de Agosto de 2025 as 16h04Inmet emite alerta laranja para baixa umidade entre 20% e 12% em Mato Grosso e mais 6 estados
13 de Agosto de 2025 as 15h24Homem morre esmagado pela mulher de 100 kg em acidente doméstico em Portugal
A vítima foi encontrada inconsciente após a mulher, que perdeu o equilíbrio, cair sobre ele e ficar presa entre a cama e a parede
13 de Agosto de 2025 as 15h16Mulher relembra ataque de girafa que a deixou paraplégica e matou filha de 1 ano
Animal estava tentando proteger o seu filhote em parque na África do Sul
13 de Agosto de 2025 as 11h36