Viagens internacionais
Número de turistas estrangeiros cresceu 19% em 2024 em MT
Economia | 26 de Maio de 2025 as 08h 01min
Fonte: O documento

O turismo internacional em Mato Grosso registrou crescimento em 2024, impulsionado por ações de promoção do destino em feiras globais, press trips e estratégias digitais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Dados da Gerência de Informação e Inteligência em Dados da Embratur apontam que 1.255 turistas estrangeiros entraram diretamente pelas fronteiras do Estado, um aumento de 19,07% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.054 visitantes.
Contudo, o número real é ainda maior, já que muitos turistas chegam ao Brasil por outros estados e incluem Mato Grosso em seus roteiros. Além disso, os dados não contabilizam os voos fretados por jatinhos ou outras aeronaves particulares, pois o estado é um dos três com maior frota aérea privada conforme a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG).
Ainda segundo a Embratur, 54,2% dos estrangeiros que estiveram em Mato Grosso vieram a lazer, 39,2% viajaram sozinhos e aproximadamente 46% adquiriram pacotes físicos de viagem ainda em seus países. Quase metade dos visitantes fez uma conexão até chegar ao Estado, e outros 36,7% realizaram até duas escalas. Os principais aeroportos de entrada foram os de São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília e Rio de Janeiro, com destaque para turistas dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido.
Para 2025, a Embratur traçou novas estratégias para fortalecer a imagem do Brasil no exterior, com foco em sustentabilidade e diversidade cultural. No caso de Mato Grosso, o Pantanal é o carro-chefe da promoção internacional. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, o bioma ocupa 35% de território mato-grossense e 65% do vizinho Mato Grosso do Sul. A agência aposta na promoção integrada entre os dois estados para atrair o mercado americano, com foco em ecoturismo e experiências de safári.
De acordo com a secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maria Letícia Costa, os dados confirmam o que a equipe da secretaria vinha percebendo nas ações promocionais e no interesse crescente do público internacional: Mato Grosso tem se consolidado como um destino de natureza e experiência, com forte apelo para quem busca ecoturismo, aventura e cultura autêntica.
“O aumento de turistas estrangeiros é resultado de um trabalho da Sedec com a Embratur e demais parceiros, que posiciona o Estado em vitrines internacionais estratégicas. Nosso foco é seguir ampliando essa presença, promovendo o Pantanal e outros destinos com responsabilidade, qualidade e sustentabilidade”.
Entre as ações previstas para 2025 estão a produção de vídeos promocionais em vários formatos e idiomas, conteúdos em realidade virtual e fotografias de alta qualidade, que serão distribuídos em canais digitais e feiras internacionais. Experiências como birdwatching no Pantanal Norte (em Cuiabá, Poconé e Porto Jofre) e no Jardim da Amazônia (São José do Rio Claro), além da Expedição Onça Pintada, compõem o portfólio do projeto Feel Brasil, lançado na WTM Latin America, em São Paulo, no mês de abril.
A promoção também contou com o famtour voltado ao mercado norte-americano e canadense, com operadores visitando destinos mato-grossenses. Os operadores percorreram o Pantanal de 17 a 23 de maio.
Também será realizada a Galeria Visit Brasil Nova York, com o foco no Pantanal, que está marcada para 28 de outubro a 1º de novembro.
Nos últimos dois anos, o Estado esteve presente em importantes eventos internacionais. Em 2023, uma press trip levou jornalistas da Argentina e Chile a destinos como Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Cuiabá, gerando mídia espontânea avaliada em R$ 1 milhão. Também foram realizadas galerias promocionais em Roma e Nova Iorque, com shows culinários comandados pelo chef Marcelo Cotrim e ampla participação do público europeu.
Em 2024, o Estado também foi destaque nas feiras internacionais como a ITB Berlim, BTL Lisboa e WTM Londres. O conteúdo e os atrativos mato-grossenses seguem ganhando espaço nas vitrines mundiais, com foco na biodiversidade, cultura e turismo de experiência.
Notícias dos Poderes
Secretário de Fazenda prevê que tarifaço dos Estados Unidos terá pouco impacto em MT
25 de Agosto de 2025 as 07h535 boas opções de carros usados para pegar a estrada
Espaço, estabilidade e segurança: veja os modelos ideais para viajar com conforto e tranquilidade entre os seminovos à venda
23 de Agosto de 2025 as 09h22IBGE: cresce a fatia de brasileiros que moram em casa de aluguel; veja números
22 de Agosto de 2025 as 13h30O que explica MT estar no topo do ranking da desigualdade
Enquanto a maioria da população mal conseguiu recuperar a renda perdida após a pandemia, os super-ricos viram seus ganhos mais que dobrarem desde 2017, com aumento real de 108,5%
22 de Agosto de 2025 as 13h08Cerveja mais cara: Ambev e Heineken reajustam preços no Brasil
21 de Agosto de 2025 as 11h30Renda do 0,1% mais rico cresceu 5 vezes mais que a média dos brasileiros em 6 anos
21 de Agosto de 2025 as 07h44Jovens da 'Geração Z' são grupo que mais cresce em negociações de dívidas em MT
Entre janeiro e julho deste ano, 35,3 mil jovens da 'Geração Z' negociaram suas dívidas em Mato Grosso, o que representou um salto de 55% em comparação com os sete primeiros meses de 2024
20 de Agosto de 2025 as 09h07Brasil e Indonésia assinam acordo para início de exportação de carne bovina
Com cerca de 283 milhões de habitantes, país asiático tem a quarta maior população do mundo
20 de Agosto de 2025 as 07h29