Pesquisa
Natal de 2024 deve injetar R$ 475 milhões na economia de Mato Grosso, diz pesquisa
Economia | 11 de Dezembro de 2024 as 06h 50min
Fonte: O documento

Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) divulgou a pesquisa “Intenção de Compra para o Natal de 2024”, que traz a expectativa de injetar R$ 474,7 milhões na economia do estado, beneficiando diversos segmentos do comércio e serviços. Para os que pretendem consumir durante o melhor período de compras no ano, que somaram 48,8% dos respondentes na pesquisa deste ano, a média de gasto será de exatos R$ 500,00. A pesquisa foi realizada com 514 pessoas em 32 municípios do estado, entre os dias 25 e 29 de novembro.
A margem de erro estimada da pesquisa divulgada pelo IPF-MT é de 4% para mais ou para menos. Dentre os itens mais citados pelos entrevistados na hora da compra, acessórios aparecem para 26,3% dos entrevistados. Brinquedos somam 9,6% dos respondentes, seguido de cosméticos com 9,2%. Eletrodomésticos e eletrônicos (celular, tablets e outros) obtiveram 6,4% e 5,4% cada.
Alimentação também foi lembrada pelos entrevistados, onde 15,9% disseram que vão adquirir produtos para a ceia de Natal. Comidas fora da residência também foram mencionados por 3,6% dos que vão comprar na data, além de bebidas, com 0,4%.
Entre as formas de pagamento, a principal é o cartão de crédito com 60%, seguido pelo Pix, que somou 21,6%. Já dinheiro e cartão de débito representam 6,6% e 6%, respectivamente. A maioria (33,8%) dos que pretendem consumir afirmaram que gastarão menos, tanto é que se observou um recuo de 14,6% no gasto médio entre o Natal deste ano com o do ano passado.
Já para os que não consumirão na data, o que representou 45,9% na pesquisa, quase a metade (48,7%) dos respondentes costumam comemorar a data e outros 39% indicaram condições financeiras como empecilho para não consumir na data.
As lojas nos centros das cidades serão as mais buscadas pelos compradores, principalmente na véspera, com 57,8%. Outros 14,1% pretendem comprar via e-commerce, seguido das lojas em shoppings, com 13,5% dos que preferem estes estabelecimentos. A alta movimentação de pessoas nas lojas físicas do estado contribui para a melhoria da economia local, assim como no comércio e serviços, conforme explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
“Lojas de centro das cidades, assim como shoppings costumam observar um crescimento considerável na circulação de pessoas, sugerindo uma forte preferência por compras presenciais. A data é a mais promissora para lojistas de todo o país, indicando um aquecimento em diversos segmentos do comércio e serviços neste período”, afirma Wenceslau Júnior.
Notícias dos Poderes
Quanto custa hoje financiar um imóvel e quais as taxas de juros cobradas?
28 de Abril de 2025 as 09h39Em atrito com os EUA, a China investe para ligar o Brasil ao Pacífico
China busca construção de corredor bioceânico para estabelecer nova rota comercial via Argentina, Brasil, Chile e Paraguai
22 de Abril de 2025 as 07h35Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 no Orçamento de 2026
16 de Abril de 2025 as 07h58Carrefour lidera a lista dos maiores supermercados do país
15 de Abril de 2025 as 15h16Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
15 de Abril de 2025 as 07h30Mato-grossenses devem gastar mais com chocolates na Páscoa de 2025
Mais da metade do público participante da pesquisa (70,1%) pretende gastar até R$ 200,00
14 de Abril de 2025 as 13h27Medidas tarifárias dos EUA podem reduzir comércio global em 3%, alerta economista da ONU
14 de Abril de 2025 as 08h22Descer lá pra BC: Cerca de 30% dos compradores de apartamentos alto padrão são do agro
Cidade que tem o metro quadrado mais caro do país tem mercado aquecido com as “sobras” do campo
11 de Abril de 2025 as 14h50