Pesquisa
Natal de 2024 deve injetar R$ 475 milhões na economia de Mato Grosso, diz pesquisa
Economia | 11 de Dezembro de 2024 as 06h 50min
Fonte: O documento

Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) divulgou a pesquisa “Intenção de Compra para o Natal de 2024”, que traz a expectativa de injetar R$ 474,7 milhões na economia do estado, beneficiando diversos segmentos do comércio e serviços. Para os que pretendem consumir durante o melhor período de compras no ano, que somaram 48,8% dos respondentes na pesquisa deste ano, a média de gasto será de exatos R$ 500,00. A pesquisa foi realizada com 514 pessoas em 32 municípios do estado, entre os dias 25 e 29 de novembro.
A margem de erro estimada da pesquisa divulgada pelo IPF-MT é de 4% para mais ou para menos. Dentre os itens mais citados pelos entrevistados na hora da compra, acessórios aparecem para 26,3% dos entrevistados. Brinquedos somam 9,6% dos respondentes, seguido de cosméticos com 9,2%. Eletrodomésticos e eletrônicos (celular, tablets e outros) obtiveram 6,4% e 5,4% cada.
Alimentação também foi lembrada pelos entrevistados, onde 15,9% disseram que vão adquirir produtos para a ceia de Natal. Comidas fora da residência também foram mencionados por 3,6% dos que vão comprar na data, além de bebidas, com 0,4%.
Entre as formas de pagamento, a principal é o cartão de crédito com 60%, seguido pelo Pix, que somou 21,6%. Já dinheiro e cartão de débito representam 6,6% e 6%, respectivamente. A maioria (33,8%) dos que pretendem consumir afirmaram que gastarão menos, tanto é que se observou um recuo de 14,6% no gasto médio entre o Natal deste ano com o do ano passado.
Já para os que não consumirão na data, o que representou 45,9% na pesquisa, quase a metade (48,7%) dos respondentes costumam comemorar a data e outros 39% indicaram condições financeiras como empecilho para não consumir na data.
As lojas nos centros das cidades serão as mais buscadas pelos compradores, principalmente na véspera, com 57,8%. Outros 14,1% pretendem comprar via e-commerce, seguido das lojas em shoppings, com 13,5% dos que preferem estes estabelecimentos. A alta movimentação de pessoas nas lojas físicas do estado contribui para a melhoria da economia local, assim como no comércio e serviços, conforme explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
“Lojas de centro das cidades, assim como shoppings costumam observar um crescimento considerável na circulação de pessoas, sugerindo uma forte preferência por compras presenciais. A data é a mais promissora para lojistas de todo o país, indicando um aquecimento em diversos segmentos do comércio e serviços neste período”, afirma Wenceslau Júnior.
Notícias dos Poderes
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de 249 mil contribuintes recebem R$ 602,96 milhões
31 de Outubro de 2025 as 13h02O que são terras raras e por que são centrais para acordo EUA-China
China concorda em flexibilizar restrições sobre materiais cruciais para tecnologia moderna, após meses de negociações tensas com os Estados Unidos
31 de Outubro de 2025 as 10h13Conta de luz mais barata: Senado aprova MP para reduzir tarifas, e texto segue a sanção de Lula
Proposta apresentada pelo governo prevê redução de tarifas do setor elétrico
31 de Outubro de 2025 as 09h51Bolsa Família deixa de pagar 2 milhões de beneficiários neste ano por aumento de renda
Segundo Ministério do Desenvolvimento Social, as famílias elevaram seus ganhos e deixaram o programa, que chegou ao menor número desde 2022
30 de Outubro de 2025 as 08h12Veja ranking da Forbes das 10 maiores empresas do agro brasileiro
Juntas, as dez maiores do agronegócio somaram R$ 1,12 trilhão em receita em 2024, alta de 4,16% em relação ao ano anterior
30 de Outubro de 2025 as 10h00Nubank ultrapassa Petrobras e se torna a maior empresa brasileira em valor de mercado
Em toda a América Latina, o banco digital é a segunda maior empresa, atrás apenas do Mercado Livre
30 de Outubro de 2025 as 08h37Vítimas de golpes virtuais perdem, em média, R$ 2.540; idosos são os que mais têm prejuízo
Pessoas com 60 anos ou mais perdem, em média, R$ 4.820 – 5 vezes o valor de jovens de 18 a 24 anos: R$ 964
29 de Outubro de 2025 as 08h38Bares e restaurantes de MT enfrentam queda no lucro, mas esperam alta nas vendas no fim do ano
Setor aposta em confraternizações e 13º salário para reverter perdas de setembro
28 de Outubro de 2025 as 10h26