Efeito BR-163
Multinacional sonda Sinop para indústria de fertilizantes
Maior empresa de fertilizantes do país assina carta de intenções para implantar unidade em Sinop
Economia | 23 de Junho de 2015 as 15h 58min
Fonte: Jamerson Miléski
Dois diretores nacionais da Yara Brasil Fertilizantes assinaram na manhã desta terça-feira (23), junto com o prefeito de Sinop, Juarez Costa, uma carta de intenções para implantar uma unidade da empresa no município. O documento formaliza a vontade da empresa de investir no município e as contrapartidas que o poder público municipal está disposto a atender a título de incentivo.
A carta tem duração de 12 meses. Segundo o diretor de logística da Yara Fertilizantes, Paulo Schunch, esse é o período necessário para que a empresa analise a viabilidade do investimento e dimensione a unidade projetada para a região.
A instalação de uma indústria de fertilizantes no eixo norte da BR-163 faz parte da estratégia de expansão da multinacional. A Yara já conta com 4 unidades misturadoras em Rondonópolis, no eixo sul do Estado. Com a abertura da rodovia ao Norte, ligando o Mato Grosso a Santarém (PA), e a inversão da logística nacional através dos portos do chamado “Arco Norte”, a empresa vê a necessidade de trazer as suas plantas industriais para a região. “A indústria de fertilizantes trabalha com mais de 50% da sua matéria prima importada. A expectativa é de que os caminhões que farão os fretes de grãos para Santarém retornem com esses insumos. Ainda precisamos fazer a soma dessa cadeia logística, mas a intenção é estabelecer um hub de distribuição na região. Sinop é uma forte candidata pela localização e infraestrutura que possui”, explicou o diretor de logística.
Os diretores da Yara ainda não possuem um esboço da unidade a ser construída, mas será uma misturadora de fertilizantes químicos. Basicamente a empresa trará para região o potássio e o nitrogênio importados da Europa e os fosfatos, produzido no Brasil em uma das unidades da multinacional.
Na carta de intenções a empresa solicitou uma área de 12 hectares. O imóvel disponibilizado pelo prefeito de Sinop está localizado na MT-423, que dá acesso a Cláudia. O terreno faz parte de uma área maior, de 45 hectares, adquirida pela prefeitura em 2006 e que já foi alçada em outras tentativas de incentivo, como o Frigorífico Tatuibi e a Algodoeira Torre. Ambas fracassadas.
Além do imóvel o prefeito também assinalou a isenção de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), na construção da unidade e também o serviço de aterro com terraplanagem. “Mais do que a carta, assino a verdadeira intenção de que a Yara venha para Sinop, iniciando essa nova fase da economia que chega com a inversão do eixo da BR-163”, ressaltou o prefeito.
Gigante norueguesa
Fundada na Noruega, no ano de 1905, a centenária Yara está presente em 150 países, com mais de 12 mil funcionários em seus quadros. No Brasil conta com 3 fábricas, um centro de distribuição e 24 unidades misturadoras próprias, sendo 4 em Mato Grosso. Sua sede é em Porto Alegre.
A empresa vem em um processo de crescimento vertiginoso nas últimas duas décadas. Em 2000 adquiriu a adubos Trevo e em 2006 a Fertibrás. Em 2013 se consolidou na liderança do mercado nacional de fertilizantes ao adquirir a divisão da Bunge, que já havia incorporado a Manah e outras empresas do setor. A Yara também adquiriu a maior parte das cotas da Galvani Indústria, principal mineradora de fosfato do país.
A expansão para Mato Grosso é lógica. O estado adquiriu entre janeiro a maio 1,73 milhão de toneladas de fertilizantes. É o maior volume de entrega do país. Ao atender esse mercado com unidades misturadoras instaladas no próprio Estado a Yara reduz o impacto tributário sobre o produto final, principalmente no ICMS.
Notícias dos Poderes
Brasil é o 4º país com maior proporção de jovens que não trabalham nem estudam, diz OCDE
11 de Setembro de 2025 as 12h15Quais são as profissões com o maior e menor salário de contratação no Brasil?
11 de Setembro de 2025 as 08h20Arrecadação do ICMS no turismo em MT cresce 203% e setor movimenta R$ 94 milhões
10 de Setembro de 2025 as 15h11Dinheiro 'esquecido' em bancos ainda soma R$ 10,7 bilhões; veja se tem direito
10 de Setembro de 2025 as 12h28BYD supera a Honda e já é a 7ª marca que mais vende automóveis 0km no Brasil; confira ranking
SUV híbrido Song é o mais vendido da chinesa no ano, com 23.654 unidades
09 de Setembro de 2025 as 12h45O que o Banco Central sabe sobre as brechas que facilitam ataques ao Pix
Autoridade monetária prepara novas regras para fechar corrigir falhas usadas pelo crime organizado para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio
09 de Setembro de 2025 as 13h30Preço da carne sobe mais de 20% em um ano no Brasil, mesmo com tarifaço que Trump impôs aos produtos de exportação
Parte da alta pode ser explicada pela estiagem típica dessa época do ano. Com menos pasto, o boi leva mais tempo para engordar
09 de Setembro de 2025 as 08h47Saiba como buscar negociação de pagamentos atrasados do IPVA 2025
Motoristas podem parcelar valores atrasados em até seis vezes, caso valores não tenham sido inscritos em dívida ativa
09 de Setembro de 2025 as 08h10