Empreendedorismo
MT ganha 1.728 novas empresas no primeiro trimestre de 2023
Somente no primeiro bimestre deste ano foram gerados 19,4 mil empregos no estado, o melhor resultado proporcional do Brasil
Economia | 11 de Abril de 2023 as 08h 22min
Fonte: Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

O número de empresas abertas no primeiro trimestre de 2023 supera em 8% a quantidade de novos empreendimentos registrados de janeiro a março de 2022 na Junta Comercial do Estado (Jucemat). Foram 790 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 938 empresas de pequeno a grande porte.
Os dados só reafirmam que Mato Grosso está com a economia em alta, em parte disso, incentivado pelo próprio Governo do Estado com desburocratização de incentivos fiscais, créditos aos empreendedores via Desenvolve MT e MT Garante, além de um cenário que favorece mais investimentos no Estado.
Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo de empregos formais de Mato Grosso no primeiro bimestre de 2023 foi de 19.478 postos de trabalho formais, ou seja, aqueles com carteira assinada. Foram 108.731 contratações contra 89.253 demissões entre janeiro e fevereiro.
Este é o melhor resultado proporcional do Brasil. Enquanto Mato Grosso teve resultado de 2,34% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, a média nacional foi de 0,77%.
“Nós estamos vivendo uma situação de emprego para a população, investimentos por parte do setor privado incentivado em muito pelas políticas públicas costuradas pela gestão Mauro Mendes e, como diz o vice-governador Otaviano Pivetta, uma política de ‘fazimento’. Os dados da Jucemat e do Caged apontam o resultado de anos de trabalho e o rumo que o Estado vai seguir”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Além disso, o secretário destaca que obras estruturais tocadas pelo Governo como a construção de novos hospitais, pavimentação e restauração de rodovias, escolas públicas, entre outros setores como turismo, habitação, geraram milhares de empregos em Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir de terça-feira
Com segunda queda no ano, valor acumula recuo de 10,3%
21 de Outubro de 2025 as 09h06Caixa começa a financiar imóveis de até R$ 2,25 milhões a partir de hoje com novas regras
Além da ampliação do teto, medida permite uso do FGTS em imóveis mais caros
20 de Outubro de 2025 as 13h05Mato Grosso prorroga isenção do IPVA para veículos novos até 2028
Benefício no primeiro emplacamento reduz carga tributária e estimula o setor automotivo estadual.
17 de Outubro de 2025 as 08h41PIB da cadeia de soja e biodiesel deve crescer 11% em 2025
Safra recorde e maior processamento do grão eleva participação do setor na economia do Brasil
17 de Outubro de 2025 as 11h15Prêmios sustentam preço da soja no Brasil, mas há receio de acordo entre EUA e China
De janeiro a setembro, gigante asiático respondeu por mais de 77% das exportações brasileiras da oleaginosa
17 de Outubro de 2025 as 10h13Seplag economiza cerca de R$ 54 milhões em licitações do tipo registro de preço em 2025
Economicidade garante melhor uso do dinheiro público e reforça compromisso do governo com uso racional do dinheiro
16 de Outubro de 2025 as 15h21Gol e Azul acumulam perdas próximas a 100% desde o início da pandemia; veja ranking das aéreas
Atualmente, a Delta Air Lines é a maior empresa do setor por valor de mercado, segundo levantamento da Elos Ayta Consultoria
17 de Outubro de 2025 as 09h21