Levantamento
Mato Grosso tem 3ª maior taxa de mortes em acidentes de trânsitos do país; 1207 óbitos
O número de mortes em acidentes de motocicleta representa 43,6% do total de óbitos em acidentes de trânsito registrados no estado
Economia | 20 de Maio de 2025 as 09h 42min
Fonte: Unica News

Mato Grosso é dono da segunda maior taxa de mortes em decorrência de acidentes de trânsito no país. São 33,6 óbitos por 100 mil habitantes, totalizando 1207 em um ano. O estado também está no topo da lista quando se fala em acidentes com motocicletas, com a terceira maior taxa entre as unidades federativas, com 527 mortes.
O número de mortes em acidentes com motocicleta representa 43,6% do total de óbitos em acidentes de trânsito registrados no estado.
Os números são do Atlas de Violência 2025, resultado de uma parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A publicação anual reúne informações e análise da violência no Brasil com base nos dados de dois anos anteriores à publicação.
Essa foi a primeira vez que o estudo incluiu dados sobre morte no trânsito a partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A pesquisa identificou que os casos de mortes no trânsito tiveram uma pequena queda em 2019, mas voltaram a crescer em 2020 e, em seis anos, tiveram aumento percentual de 16,2% no estado de Mato Grosso.
O mesmo se repete a nível nacional. Os dados mostram que os casos de mortes no trânsito voltaram a crescer em 2020, com atenção especial para o número de acidentes com motocicletas, cuja taxa por 100 mil habitantes de MT é a terceira maior do país.
Em 2023, foram registrados 527 óbitos envolvendo acidentes com motocicletas no estado, um aumento de 12,8% em relação ao ano anterior e crescimento de 26,1% em dez anos. A cada 100 mil habitantes, há 14,7 mortos por este tipo de acidente. Somente o estado Piauí (21,0), Tocantins (16,9) e Rondônia (12,6), superam Mato Grosso.
Conforme a pesquisa, os números crescentes de mortes por acidentes no trânsito em todo o país se devem ao crescimento de veículos automotores sem gestão ou infraestrutura..
“Isto se deve, entre outros fatores, ao aumento da frota de veículos, especialmente de motocicletas, sem o acompanhamento proporcional de investimentos em infraestrutura e gestão do trânsito: “com as políticas de incentivo para aumento da produção e venda de veículos motorizados…, muitas famílias pobres passaram a ter acesso a esse bem, principalmente nos mercados do Norte e do Nordeste, e especialmente às motocicletas, que são veículos mais baratos e acessíveis.”, diz trecho do estudo.
Enquanto a inclusão que acontece por meio das motocicletas não estiver em unidade com segurança viária, o risco de morte e a letalidade no trânsito, continuarão crescendo, aponta o estudo. Sobretudo porque este meio de transporte tem deixado cada vez mais de ser utilizado apenas para em momentos de lazer e deslocamento para o trabalho e demais funções para se tornar a ferramenta de trabalho si.
“Entre os principais desafios identificados, destaca-se a urgência de enfrentar o problema da sinistralidade das motocicletas. Esse modo representa, simultaneamente, uma importante fonte de renda para parcelas significativas da população e um dos maiores focos de sinistros graves no país, o que exige políticas que conciliem inclusão produtiva com segurança viária e proteção à vida”, conclui o estudo.
A pesquisa identificou que os casos de mortes no trânsito voltaram a crescer em 2020 devido aos acidentes com motocicletas, que tiveram uma leve queda na mortalidade entre 2014 e 2019, assim como o total de mortes no trânsito no país.
Notícias dos Poderes
Confira os nomes preferidos para registrar filhos em 2024
20 de Maio de 2025 as 15h27Garimpo ilegal ameaça abastecimento de água de 50 mil habitantes em Mato Grosso
20 de Maio de 2025 as 12h33Escola Palco representará Sinop no maior festival de dança do mundo
20 de Maio de 2025 as 11h10PF faz nova operação e investiga caixa 2 na eleição do prefeito de Sorriso
20 de Maio de 2025 as 09h45Conexão entre tecnologia e agro chega em Cláudia e Sinop com Circuito Aprosoja MT
Evento percorre todos os núcleos da entidade com atualizações da entidade e palestra de Sérgio Sacani
20 de Maio de 2025 as 09h29