Motor econômico
Indústria de Mato Grosso cresce 10,5%, impulsionada pelos combustíveis
Alta na produção industrial tem relação direta com as usinas de etanol de milho
Economia | 09 de Agosto de 2023 as 17h 18min
Fonte: Redação com FIEMT

Alimentos e biocombustíveis são os principais produtos que sustentaram a produção industrial de Mato Grosso no mês de junho. Em comparação com o mesmo período do ano passado, as indústrias mato-grossenses tiveram um aumento de 10,5%. Os números copilados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado positivo foi graças ao desempenho dos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas), cuja alta foi de 9,31%, e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico), com índice de 0,65%. Mato Grosso foi o quarto estado com maior alta, atrás do Rio Grande do Norte (16,5%), Espírito Santo (11,8%) e Rio de Janeiro (11,7%).
O setor industrial na média nacional assinalou 0,3% positivo. Na comparação com o mês de maio deste ano, a produção industrial nacional leve saldo positivo de 0,1%. Nas produções regionais, seis dos quinze locais pesquisados apontaram taxas positivas: Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (3,2%), Santa Catarina (2,6%), Mato Grosso (2,2%), Goiás (1,8%) e Bahia (0,5%).
“A produção do Mato Grosso contribui para a oferta global de alimentos, o estado é um dos principais produtores de alimentos do Brasil, com uma indústria consolidada. Tivemos uma pequena queda na produção no início do ano, mas já estamos recuperando e estamos com saldo positivo e numa realidade diferente da média nacional, mostrando que Mato Grosso é terra de oportunidades", destacou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.
A produção de biocombustível também se destaca. O cenário da agroindústria de Mato Grosso sofreu uma grande evolução com o passar dos anos. “Para se ter noção, a produção de etanol em Mato Grosso ultrapassou 4 bilhões de litros sustentada principalmente pelo aumento da produção de etanol de milho, que responde por cerca de 75% da produção de etanol do estado”, acrescenta Rangel.
A pesquisa
A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação.
Notícias dos Poderes
Frigoríficos suspendem compras e preocupam pecuaristas de MT
Presidente da Acrimat relata impacto na compra e venda de gado após tarifaço dos Estados Unidos
11 de Julho de 2025 as 07h45Indústria de Mato Grosso prevê crise após tarifa de 50% de Donald Trump
Setores como carne bovina, mineração e derivados de origem animal registraram forte crescimento no mercado dos EUA nos últimos anos
10 de Julho de 2025 as 14h55Apostas em bets são empecilho para 34% dos estudantes entrarem nas universidades
O levantamento mostra que, dentre o público de apostadores, a grande maioria é de homens que integram as classes B e C
10 de Julho de 2025 as 07h45Trump anuncia tarifa de 50% para Brasil
Republicano atribuiu cobrança em parte à postura do STF com o ex-presidente Bolsonaro
10 de Julho de 2025 as 07h30ONS defende volta do horário de verão para suprir demanda de energia
Documento aponta necessidade de acionamento de usinas térmicas
09 de Julho de 2025 as 16h30Valores a receber: brasileiros ainda pode resgatar R$ 10 bilhões esquecidos em instituições financeiras
09 de Julho de 2025 as 08h38Trump reacende guerra comercial com tarifas de ao menos 25% para 14 países
08 de Julho de 2025 as 09h44Pix entrará numa nova fase após o ataque de hackers
Na largada do sistema de pagamentos instantâneos, a orientação era ter muitos participantes. Agora, BC só quer os melhores
07 de Julho de 2025 as 13h00