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Mercado automotivo

Fiat vai lançar 5 novos carros no Brasil até 2030; veja quais serão

Economia | 17 de Setembro de 2025 as 16h 35min
Fonte: Auto Esporte

Foto: Divulgação

Fiat acaba de confirmar o lançamento de cinco novos carros no Brasil. O objetivo é lançar um modelo por ano, começando em 2026 e seguindo até 2030, de acordo com Fred Battaglia, vice-presidente da Fiat para a América do Sul, durante evento em Turim (Itália). Todos, vale dizer, estão dentro do investimento de R$ 30 bilhões anunciados pela fabricante para o mercado nacional.

Um dos lançamentos, que deve ser o primeiro a chegar, é o Grande Panda. Além dele, como adiantado com exclusividade por Autoesporte, a marca terá um SUV nacional de sete lugares para brigar com a Chevrolet Spin, que ficará posicionado acima da segunda geração do Fastback.

Segunda geração do Fiat Fastback deve chegar ao Brasil em breve — Foto: Fiat/Divulgação
Segunda geração do Fiat Fastback deve chegar ao Brasil em breve — Foto: Fiat/Divulgação

Em conjunto, também nascerá a futura terceira geração da Strada, prevista para 2027, bem como a nova Toro. "Queremos vender carros acessíveis, mas tecnológicos e seguros", comenta o CEO.

Importante reforçar que todos os novos produtos da Fiat nascerão sobre a plataforma Smart Car (uma derivação da CMP), que tem como proposta ser uma arquitetura de baixo custo. Com exceção da caminhonete compacta e da picape intermediária, os demais derivam diretamente dos Citroën C3 (Grande Panda), Basalt (Fastback) e Aircross.

Sobre os nomes dos respectivos veículos, o executivo diz que as decisões ainda estão em debate. “Manter nomes pode ser algo favorável, mas também pode não ser o melhor dos cenários. É importante entender o que pode ser melhor para o cliente e para o sucesso da nossa empresa”, diz Battaglia.

 

Os 5 carros que a Fiat vai lançar no Brasil

 

Fiat Grande Panda

Fiat Grande Panda será nacional e terá produção na fábrica da Fiat em Betim (MG)  — Foto: Divulgação
Fiat Grande Panda será nacional e terá produção na fábrica da Fiat em Betim (MG) — Foto: Divulgação

O primeiro modelo da lista, que está previsto para 2026, é o Grande Panda, que vai substituir, de uma só vez, Mobi e Argo. O hatch, que já foi chamado até de "C3 da Fiat", terá traços de SUV compacto e tem chances de ter outro nome no mercado nacional. Aliás, não é só o nome que deve ser diferente em relação ao modelo europeu, mas também o design. Nas laterais, por exemplo, não haverá o nome do modelo estampado nas portas como no velho continente.

Por aqui, o hatch compacto terá configurações equipadas com o propulsor 1.0 Firefly que rende 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Além disso, espera-se opções mais caras com o mesmo sistema híbrido leve dos Fiat Pulse e Fastback, bem como do Peugeot 208 e 2008. Explicamos sobre a tecnologia neste texto.

O Fiat Grande Panda, vale dizer, será um modelo nacional. O plano inicial é de que sua produção comece já no início de 2026, em Betim (MG). Como falamos anteriormente, o hatch será feito sobre a plataforma Smart Car do C3 e, não por menos, protótipos com a carcaça do modelo da marca francesa já circulam pelos arredores da fábrica mineira.

Novo SUV de 7 lugares (projeto F2U)

SUV compacto de sete lugares da Fiat será baseado no Citroën Aircross  — Foto: Divulgação
SUV compacto de sete lugares da Fiat será baseado no Citroën Aircross — Foto: Divulgação

O próximo da lista para chegar ao Brasil é o novo SUV de sete lugares da Fiat. Inédito, o modelo será derivado do Citroën Aircross e posicionado acima de Pulse e Fastback. Na prática, é um SUV compacto com dimensões similares ao primo da Citroën: cerca de 4,40 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.

Autoesporte apurou que o projeto F2U terá um porte parecido com o do Jeep Compass, voltado para uma proposta mais familiar. Portanto, deve orbitar na faixa dos R$ 150 mil.

A Fiat deve produzi-lo em Betim (MG), junto do novo Grande Panda e da segunda geração do Fastback. Sua chegada está originalmente prevista para 2027. A motorização deve ser sempre 1.0 turbo flex com sistema híbrido leve de 12 Volts, capaz de render até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um câmbio CVT de sete marchas.

Novo Fastback (projeto D2X)

Segunda geração do Fastback também será feita em Betim (MG)  — Foto: Divulgação
Segunda geração do Fastback também será feita em Betim (MG) — Foto: Divulgação

A aposta como terceiro veículo dessa nova onda de lançamentos é o Fiat Fastback G2. O SUV cupê, como já mencionamos, vai aproveitar a carroceria do Basalt, mantendo a pegada mais esportiva e cupê, com um proeminente caimento no teto. Neste caso, a distância entre os eixos deve ser mantida na faixa de 2,60 m, também com melhorias em termos de tecnologias e acabamento interno.

A previsão é de que o Fastback da família Smart Car mantenha o motor 1.0 GSE T3 turbo flex híbrido leve de 12V, que foi lançado na linha 2026 do próprio Fastback brasileiro (e também no Pulse). O modelo, inclusive, também será fabricado

Nova Toro

Fiat Toro terá nova geração com base na plataforma do Jeep Compass  — Foto: Reprodução/KDesign AG
Fiat Toro terá nova geração com base na plataforma do Jeep Compass — Foto: Reprodução/KDesign AG

A Fiat Toro também vai mudar de geração no Brasil. Por enquanto, não há muitos detalhes sobre a picape intermediária. No entanto, ela deve ser baseada na plataforma STLA Medium, a mesma da nova geração do Jeep Compass, prometido para estrear 2027.

A aposta é de que a Toro seja equipada com o motor 1.3 turbo aliado a dois propulsores elétricos, um fazendo vezes de alternador e o outro ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem. Ela, provavelmente, será a primeira picape híbrida do portfólio de todas as marcas da Stellantis.

Nova Strada (projeto XBP)

Fiat Strada deve ser o último modelo a estrear no Brasil  — Foto: Kleber Silva/KDesignAG
Fiat Strada deve ser o último modelo a estrear no Brasil — Foto: Kleber Silva/KDesignAG

Já a Strada de terceira geração deve ser o último projeto previsto no plano de R$ 30 bilhões da Stellantis no Brasil até 2030. Ou seja, chegará no final da década. Além da plataforma STLA Small, a caminhonete também deve trazer na gama a motorização híbrida leve de 12V.

Em dimensões, a nova Strada deve crescer ligeiramente em relação à atual, que mede 4,48 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,59 m de altura. A picape continuará a ser vendida em uma ampla gama de versões, com opções de cabine simples estendida ou cabine dupla.