Funcionalidade
Ferramenta do BC permite bloquear abertura de contas falsas em bancos
Proteção visa prevenir cidadãos e empresas de golpes e fraudes
Economia | 02 de Dezembro de 2025 as 12h 53min
Fonte: Agência Brasil

O Banco Central (BC) lançou nesta segunda-feira (1º) uma nova ferramenta que permite a pessoas e empresas restringirem a possibilidade de abertura de contas bancárias indesejadas em instituições financeiras.

Batizada de BC Protege+, a funcionalidade foi desenvolvida para evitar a abertura de contas com identidade falsa ou usando dados de pessoas físicas ou jurídicas de forma fraudulenta. Quando ativado, o mecanismo também informa ao Sistema Financeiro Nacional que o usuário não aceita ser incluído como responsável, seja como titular ou representante, em contas de outras pessoas ou empresas.
"As instituições são obrigadas a fazer consulta para qualquer abertura [de conta] a partir de hoje. É um novo procedimento que os cidadãos precisam aprender", explicou Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do BC.
Até o início da tarde, quase 8 mil pessoas já haviam ativado o bloqueio e 263 tentativas de abertura de contas foram rejeitadas em decorrência da ativação da ferramenta.
"O BC Protege+ é uma das diversas ações que adotamos, no âmbito do Banco Central, para oferecer ferramentas ao cidadão e à cidadã para acompanhamento de sua vida financeira e também sua proteção", destacou Izabela Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do BC.
Para acessar o serviço, é preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada.
O BC Protege+ está disponível no site do BC, dentro da área logada do Meu BC no site do Banco Central, seguindo: "Serviços > Cidadão > Meu BC". Dentro do sistema, é possível ativar ou desativar a proteção a qualquer momento.
Segundo o BC, a proteção se aplica a contas de depósitos à vista, contas de depósitos de poupança e contas de pagamento pré-pagas, bem como a inclusão de titular ou representante nessas contas. Ela vale para todas as novas aberturas de contas, inclusive na mesma instituição ou conglomerado que o CPF ou o CNPJ já tenha conta.
Caso haja uma tentativa de abertura de conta com o BC Protege+ ativado, o cidadão ou empresa será informado sobre qual instituição financeira consultou o CPF ou CNPJ para abrir uma conta.
"O relacionamento de um cidadão com uma instituição financeira geralmente começa com a abertura de uma conta. Pode ser que naquele mesmo momento você faça uma operação de crédito, um cartão de crédito, um crédito consignado, mas a conta está naquele pacote inicial. O êxito do BC Protege+ depende da adesão do cidadão", reforçou Carlos Eduardo Gomes.
A expectativa do BC é ampliar a ferramenta para outros produtos e serviços financeiros, como chaves Pix, operações de crédito e cartão de crédito, o que só deve ocorrer se a adesão ao novo sistema for significativa.
Na mesma plataforma Meu BC, os usuários podem obter o Relatório de Contas e Relacionamentos (CCS), que mostra os bancos e instituições financeiras em que a pessoa tem contas, investimentos ou outros vínculos, com a data de início e, se houver, do fim desse relacionamento. Neste caso, é possível verificar se seus dados não foram usados indevidamente para abrir contas.
A implementação do BC Protege+ foi anunciada em maio deste ano, e construída ao longo de meses em diálogo com as instituições financeiras que são reguladas pelo Banco Central.
Notícias dos Poderes
Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo
Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego
02 de Dezembro de 2025 as 14h44Isenção do IR vai beneficiar 230 mil contribuintes de MT
02 de Dezembro de 2025 as 09h24Isenção do IR injeta R$ 28 bilhões na economia, diz Lula
Em pronunciamento, afirmou que desigualdade caiu ao menor patamar
01 de Dezembro de 2025 as 15h15Pix bateu recorde histórico na Black Friday; veja valores
Além de marcar a Black Friday, última sexta-feira (28/11) foi o último dia para o pagamento da primeira parcela do 13º salário
01 de Dezembro de 2025 as 14h30Governo Lula teme novas exigências dos EUA por redução no tarifaço
A avaliação interna é de que Washington deve solicitar algum tipo de contrapartida para avançar nas negociações, embora ainda não haja indicação de quais seriam as demandas norte-americanas
01 de Dezembro de 2025 as 13h05Mato Grosso é o segundo Estado que mais realiza investimentos no Brasil
Dados aparecem em publicação nacional sobre infraestrutura
27 de Novembro de 2025 as 17h01Brasileiro vai pagar mais caro pelo churrasco em 2026. Entenda o motivo
Especialistas explicam fatores que devem pressionar o preço das carnes no próximo ano
27 de Novembro de 2025 as 10h19Minério usado na extração de ouro será substituído? Governo de MT anuncia pesquisa; entenda
A mistura desse mineral geralmente é usada no garimpo, para separar o ouro da terra, mas pode gerar riscos à saúde e ao meio ambiente.
27 de Novembro de 2025 as 10h50