Sinop
Empresários focam no Whats e no Insta, mas consumidores usam mais o Google
Pesquisa mostra erro de estratégia dos empresários locais na hora de usar a internet para vender
Economia | 29 de Outubro de 2021 as 18h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Quem vende está apostando no Whatsapp e no Instagran. Mas quem quer comprar, começa procurando no Google. É o que mostra a pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop, em parceria com a CDL Sinop, neste mês de outubro. O levantamento ouviu 90 empresários e 200 consumidores para apurar como cada um desses grupos tem utilizado a internet para fazer negócios.
Entre os empresários, 84% declararam que utilizam algum tipo de ferramenta de comércio eletrônico para alavancar suas vendas. Quando questionados sobre qual é a ferramenta, 41% dos empresários responderam que usam o WhatsApp para alavancar vendas. Outros 37% disseram que preferem o Instagram, 16% o Facebook e 6% entrega na mão de “influencers”. Nenhum empresário disse que foca no Google para alavancar vendas.
Do outro lado do balcão, 72% dos consumidores disseram que pesquisam preços na internet antes de ir comprar no comércio local. Quando a pesquisa é sobre produtos, 45% utilizam o Google e 27% utilizam o Instagram. Apenas 3% dos consumidores disseram que usam o WhatsApp para encontrar produtos.
O degrau fica ainda maior quando o assunto é pesquisa de preço: 55% dos consumidores usam o Google para saber quanto custa. 10% vão no Instagram e os mesmos 3% seguem com o WhatsApp.
Embora 72% dos consumidores tenham declarado que usam a internet para pesquisar produtos e preços, 66% prefere fazer compras no comércio local. Difícil será esses consumidores esbarrarem nas ofertas ou produtos dos lojistas de Sinop. Além do fato dos empresários apostarem no Whats e no Insta enquanto os consumidores estão procurando no Google, os comerciantes ainda tratam a venda eletrônica como algo “secundário”.
Só 30% dos empresários de Sinop acreditam que sofrem concorrência direta com as lojas virtuais. Além disso, apenas 20% dos empresários disseram fazer campanhas de marketing digital. Ou seja, da amostragem colhida pelo departamento de Economia da Unemat, uma a cada 5 empresas usa a internet para promover seus produtos ou negócios.
Notícias dos Poderes
Toyota Corolla vai mudar radicalmente; veja primeiras imagens
Conceito será apresentado no Salão de Tóquio e antecipa como será a próxima linhagem do sedã médio; novos carros da marca seguirão o mesmo design
13 de Outubro de 2025 as 19h52Uber mostra carros que não serão aceitos em 2026; veja se o seu é um deles
Citroën Basalt e Renault Kardian ficarão fora da categoria Black; Renault Logan não será mais aceito na Comfort
14 de Outubro de 2025 as 10h49Caixa começa a financiar imóveis com novas regras; veja o que muda
Mudanças beneficiam especialmente famílias com renda mensal acima de R$ 12 mil, faixa até então com dificuldade para acessar crédito habitacional fora das taxas de mercado
14 de Outubro de 2025 as 10h43Gasolina tem novo aumento em MT; diesel segue entre os mais caros do país
Atualização do Confaz eleva base de cálculo do ICMS sobre combustíveis a partir de outubro
13 de Outubro de 2025 as 18h06Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda
13 de Outubro de 2025 as 15h27Com novo crédito anunciado por Lula, Caixa vai voltar a financiar até 80% do valor da casa própria
Medida foi estruturada pelo Banco Central em parceria com o governo, a pedido do presidente da República; veja como funciona
10 de Outubro de 2025 as 15h17Mato Grosso tem mais de 1,1 milhão de inadimplentes
09 de Outubro de 2025 as 14h34Início do defeso da piracema restringe pesca comercial no país
Medida vigora desde 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2026
09 de Outubro de 2025 as 14h40