Sinop
Empresários focam no Whats e no Insta, mas consumidores usam mais o Google
Pesquisa mostra erro de estratégia dos empresários locais na hora de usar a internet para vender
Economia | 29 de Outubro de 2021 as 18h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Quem vende está apostando no Whatsapp e no Instagran. Mas quem quer comprar, começa procurando no Google. É o que mostra a pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop, em parceria com a CDL Sinop, neste mês de outubro. O levantamento ouviu 90 empresários e 200 consumidores para apurar como cada um desses grupos tem utilizado a internet para fazer negócios.
Entre os empresários, 84% declararam que utilizam algum tipo de ferramenta de comércio eletrônico para alavancar suas vendas. Quando questionados sobre qual é a ferramenta, 41% dos empresários responderam que usam o WhatsApp para alavancar vendas. Outros 37% disseram que preferem o Instagram, 16% o Facebook e 6% entrega na mão de “influencers”. Nenhum empresário disse que foca no Google para alavancar vendas.
Do outro lado do balcão, 72% dos consumidores disseram que pesquisam preços na internet antes de ir comprar no comércio local. Quando a pesquisa é sobre produtos, 45% utilizam o Google e 27% utilizam o Instagram. Apenas 3% dos consumidores disseram que usam o WhatsApp para encontrar produtos.
O degrau fica ainda maior quando o assunto é pesquisa de preço: 55% dos consumidores usam o Google para saber quanto custa. 10% vão no Instagram e os mesmos 3% seguem com o WhatsApp.
Embora 72% dos consumidores tenham declarado que usam a internet para pesquisar produtos e preços, 66% prefere fazer compras no comércio local. Difícil será esses consumidores esbarrarem nas ofertas ou produtos dos lojistas de Sinop. Além do fato dos empresários apostarem no Whats e no Insta enquanto os consumidores estão procurando no Google, os comerciantes ainda tratam a venda eletrônica como algo “secundário”.
Só 30% dos empresários de Sinop acreditam que sofrem concorrência direta com as lojas virtuais. Além disso, apenas 20% dos empresários disseram fazer campanhas de marketing digital. Ou seja, da amostragem colhida pelo departamento de Economia da Unemat, uma a cada 5 empresas usa a internet para promover seus produtos ou negócios.
Notícias dos Poderes
Pix tem novas regras para evitar fraudes a partir desta terça (1/7); veja o que muda
A partir de agora, todos os bancos e instituições de pagamento devem confirmar se o nome vinculado à chave Pix é idêntico ao que consta no CPF
01 de Julho de 2025 as 15h32MT amplia participação no Valor de Transformação Industrial e mantém desempenho positivo da indústria em 2025
Estado se destaca no Centro-Oeste com crescimento consistente e liderança nas cadeias de alimentos e biocombustíveis
01 de Julho de 2025 as 11h08As cervejas que ficaram mais baratas; entenda as razões e veja quais
Bebida teve revisão de preços menor do que a inflação nos últimos 12 meses
27 de Junho de 2025 as 16h05Aneel mantém bandeira vermelha para julho, com cobrança extra
Conta de luz terá cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos
27 de Junho de 2025 as 16h01Mais de 700 mil contribuintes ainda não pagaram o IPVA 2025 e débito chega a R$ 476 milhões
27 de Junho de 2025 as 07h49Governo resgata incentivo para carro popular nacional
À semelhança de programas passados, como os de 2023 e 1993, o chamado Carro Sustentável reduzirá IPI de modelos mais baratos
26 de Junho de 2025 as 15h20