Sinop
Empresários focam no Whats e no Insta, mas consumidores usam mais o Google
Pesquisa mostra erro de estratégia dos empresários locais na hora de usar a internet para vender
Economia | 29 de Outubro de 2021 as 18h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Quem vende está apostando no Whatsapp e no Instagran. Mas quem quer comprar, começa procurando no Google. É o que mostra a pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop, em parceria com a CDL Sinop, neste mês de outubro. O levantamento ouviu 90 empresários e 200 consumidores para apurar como cada um desses grupos tem utilizado a internet para fazer negócios.
Entre os empresários, 84% declararam que utilizam algum tipo de ferramenta de comércio eletrônico para alavancar suas vendas. Quando questionados sobre qual é a ferramenta, 41% dos empresários responderam que usam o WhatsApp para alavancar vendas. Outros 37% disseram que preferem o Instagram, 16% o Facebook e 6% entrega na mão de “influencers”. Nenhum empresário disse que foca no Google para alavancar vendas.
Do outro lado do balcão, 72% dos consumidores disseram que pesquisam preços na internet antes de ir comprar no comércio local. Quando a pesquisa é sobre produtos, 45% utilizam o Google e 27% utilizam o Instagram. Apenas 3% dos consumidores disseram que usam o WhatsApp para encontrar produtos.
O degrau fica ainda maior quando o assunto é pesquisa de preço: 55% dos consumidores usam o Google para saber quanto custa. 10% vão no Instagram e os mesmos 3% seguem com o WhatsApp.
Embora 72% dos consumidores tenham declarado que usam a internet para pesquisar produtos e preços, 66% prefere fazer compras no comércio local. Difícil será esses consumidores esbarrarem nas ofertas ou produtos dos lojistas de Sinop. Além do fato dos empresários apostarem no Whats e no Insta enquanto os consumidores estão procurando no Google, os comerciantes ainda tratam a venda eletrônica como algo “secundário”.
Só 30% dos empresários de Sinop acreditam que sofrem concorrência direta com as lojas virtuais. Além disso, apenas 20% dos empresários disseram fazer campanhas de marketing digital. Ou seja, da amostragem colhida pelo departamento de Economia da Unemat, uma a cada 5 empresas usa a internet para promover seus produtos ou negócios.
Notícias dos Poderes
Com juros altos, cai em 2025 o volume de compra de carros financiados no Brasil
12 de Maio de 2025 as 14h51EUA e China chegam a acordo de redução e pausa de 90 dias em tarifas
12 de Maio de 2025 as 09h56China investe US$ 66 bi no Brasil e mira energia e infraestrutura
Os recursos têm sido decisivos para modernizar a logística e reduzir gargalos, com destaque para o Porto de São Luís (MA) e a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)
09 de Maio de 2025 as 19h43INSS: descontos indevidos desde março de 2020 serão restituídos
09 de Maio de 2025 as 08h37Dia das Mães promete movimentar as vendas no comércio local mostra pesquisa
07 de Maio de 2025 as 15h39Quem declarar até esta sexta-feira (9) pode entrar no 1º lote de restituição do IR 2025
Consulta será liberada no dia 23 e pagamento, no dia 30 de maio, quando termina o prazo para a entrega da declaração
06 de Maio de 2025 as 13h01Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,16 nas refinarias a partir desta terça
05 de Maio de 2025 as 14h40Incentivos fiscais impulsionam investimentos e geração de empregos em Mato Grosso
Relatório aponta que, em 2024, para cada R$ 1 renunciado em tributos, R$ 2,24 foram investidos pelas empresas beneficiadas na economia estadual
05 de Maio de 2025 as 08h17