Economia
Empresários focam no Whats e no Insta, mas consumidores usam mais o Google
Pesquisa mostra erro de estratégia dos empresários locais na hora de usar a internet para vender
Sinop | 29 de Outubro de 2021 as 18h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Quem vende está apostando no Whatsapp e no Instagran. Mas quem quer comprar, começa procurando no Google. É o que mostra a pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop, em parceria com a CDL Sinop, neste mês de outubro. O levantamento ouviu 90 empresários e 200 consumidores para apurar como cada um desses grupos tem utilizado a internet para fazer negócios.
Entre os empresários, 84% declararam que utilizam algum tipo de ferramenta de comércio eletrônico para alavancar suas vendas. Quando questionados sobre qual é a ferramenta, 41% dos empresários responderam que usam o WhatsApp para alavancar vendas. Outros 37% disseram que preferem o Instagram, 16% o Facebook e 6% entrega na mão de “influencers”. Nenhum empresário disse que foca no Google para alavancar vendas.
Do outro lado do balcão, 72% dos consumidores disseram que pesquisam preços na internet antes de ir comprar no comércio local. Quando a pesquisa é sobre produtos, 45% utilizam o Google e 27% utilizam o Instagram. Apenas 3% dos consumidores disseram que usam o WhatsApp para encontrar produtos.
O degrau fica ainda maior quando o assunto é pesquisa de preço: 55% dos consumidores usam o Google para saber quanto custa. 10% vão no Instagram e os mesmos 3% seguem com o WhatsApp.
Embora 72% dos consumidores tenham declarado que usam a internet para pesquisar produtos e preços, 66% prefere fazer compras no comércio local. Difícil será esses consumidores esbarrarem nas ofertas ou produtos dos lojistas de Sinop. Além do fato dos empresários apostarem no Whats e no Insta enquanto os consumidores estão procurando no Google, os comerciantes ainda tratam a venda eletrônica como algo “secundário”.
Só 30% dos empresários de Sinop acreditam que sofrem concorrência direta com as lojas virtuais. Além disso, apenas 20% dos empresários disseram fazer campanhas de marketing digital. Ou seja, da amostragem colhida pelo departamento de Economia da Unemat, uma a cada 5 empresas usa a internet para promover seus produtos ou negócios.
Notícias dos Poderes
Receita abre nesta quinta-feira (23) consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2022
Serão contemplados 4.250.448 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 6,3 bilhões.
23 de Junho de 2022 as 11h14Aneel reajusta bandeiras tarifárias em até 64%
Consumidores não pagarão mais porque bandeira está verde
22 de Junho de 2022 as 15h19Inflação de Sinop é a maior dos últimos 12 meses
Preço dos alimentos dispara e pressiona a inflação local
27 de Abril de 2022 as 18h48INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado
Até 6 de maio, 31 milhões de pessoas receberão a primeira parcela
25 de Abril de 2022 as 08h14Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar até R$ 1 mil no FGTS
Quem não tiver depósito automático deve pedir liberação
20 de Abril de 2022 as 08h08Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos
Medida vale até o fim do ano e pretende conter inflação
22 de Março de 2022 as 08h49Aposentados e pensionistas terão décimo terceiro antecipado
Parcelas serão pagas com os benefícios de abril e maio
18 de Março de 2022 as 15h51Beneficiários de programas sociais poderão fazer empréstimo consignado
Margem do empréstimo também foi elevada para 40% da renda
18 de Março de 2022 as 07h42