Dia das Mães
Empresários projetam redução nas vendas e consumidores aumento nas compras
Pesquisa mostra contradição entre o pessimismo do comércio e a expectativa dos consumidores
Economia | 27 de Abril de 2015 as 16h 31min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop revelou duas percepções antagônicas para o Dia das Mães – a segunda data mais importante em vendas para o comércio. Quem é empresário, espera redução nas vendas. Quem é consumidor, pretende comprar mais.
A pesquisa ouviu 60 empresários e 154 consumidores, fazendo perguntas diferentes para cada grupo. Na pesquisa dirigida aos lojistas, foi perguntado sobre a expectativa de vendas para o dia das Mães, em relação ao ano anterior. Para 56% dos empresários, as vendas serão iguais. Para 16% serão Piores que em 2014. Apenas 28% espera que haja aumento.
Na mesma pesquisa realizada em 2014, o resultado foi bem diferente. No ano passados 66% esperava aumento nas vendas, 10% redução e apenas 24% acreditava que o volume de vendas seria o mesmo que no ano anterior.
O comércio pode até estar mais pessimista em 2015 do que em 2014, mas os consumidores pretendem gastar mais. No levantamento realizado junto aos 154 consumidores, 82% disse que pretende presentear nesse Dia das Mães. No ano passado, apenas 69% dos entrevistados iria dar presentes.
Os pesquisadores também perguntaram quantos destes consumidores de fato presentearam no ano passado. 66% disse que presenteou. Ou seja, o aumento projetado mínimo é de 16% no volume de vendas.
Só uma lembrancinha
O que não subiu muito foi o quanto os filhos, maridos e genros pretendem gastar com os presentes. Segundo o levantamento, o valor médio da “lembrancinha” será de R$ 117,50 em 2015. No ano passado esse valor foi de R$ 112,00 – praticamente a correção da inflação.
A maioria dos consumidores (44%) respondeu que pretende dar presentes entre R$ 50 a R$ 100. Apenas 7% dará presentes acima de R$ 300. Só 16% espera gastar menos de R$ 50 com o presente de dia das Mães.
O que dar?
A aposta mais comum de presente são os artigos de vestuário, escolhidos por 34% dos consumidores pesquisados. Em segundo lugar vem perfumes com 27%. Utilidades domésticas ainda serão os presentes de 11% das mamães. 5% deve ganhar joias e 1% celular – ou seja, aquelas 7% que vai gastar mais de R$ 300.
Demais presentes que não se encaixam em nenhuma dessas categorias, somados, correspondem a 21%.
Notícias dos Poderes
Brasil é o 4º país com maior proporção de jovens que não trabalham nem estudam, diz OCDE
11 de Setembro de 2025 as 12h15Quais são as profissões com o maior e menor salário de contratação no Brasil?
11 de Setembro de 2025 as 08h20Arrecadação do ICMS no turismo em MT cresce 203% e setor movimenta R$ 94 milhões
10 de Setembro de 2025 as 15h11Dinheiro 'esquecido' em bancos ainda soma R$ 10,7 bilhões; veja se tem direito
10 de Setembro de 2025 as 12h28BYD supera a Honda e já é a 7ª marca que mais vende automóveis 0km no Brasil; confira ranking
SUV híbrido Song é o mais vendido da chinesa no ano, com 23.654 unidades
09 de Setembro de 2025 as 12h45O que o Banco Central sabe sobre as brechas que facilitam ataques ao Pix
Autoridade monetária prepara novas regras para fechar corrigir falhas usadas pelo crime organizado para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio
09 de Setembro de 2025 as 13h30Preço da carne sobe mais de 20% em um ano no Brasil, mesmo com tarifaço que Trump impôs aos produtos de exportação
Parte da alta pode ser explicada pela estiagem típica dessa época do ano. Com menos pasto, o boi leva mais tempo para engordar
09 de Setembro de 2025 as 08h47Saiba como buscar negociação de pagamentos atrasados do IPVA 2025
Motoristas podem parcelar valores atrasados em até seis vezes, caso valores não tenham sido inscritos em dívida ativa
09 de Setembro de 2025 as 08h10