Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Segundo dados

Economia de MT cresce 6,7% e supera índice nacional; agropecuária é setor responsável

Em relação ao primeiro semestre do ano passado, a agropecuária evoluiu 22,1%. A pecuária também avançou

Economia | 13 de Novembro de 2023 as 13h 07min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Indea-MT

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Mato Grosso cresceu 6,7% e superou o nacional, que avançou 3,4% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período em 2022. Os dados são do relatório do PIB trimestral divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Até junho, a economia mato-grossense apresentou crescimento maior ainda, de 8,3%, enquanto o país avançou apenas 3,7%. O setor responsável pelo crescimento no segundo trimestre deste ano foi a agropecuária, com 18,9%, em especial no cultivo da soja, algodão e do milho.

Em relação ao primeiro semestre do ano passado, a agropecuária evoluiu 22,1%. A pecuária também avançou.

 

Principais cultivos da pecuária:

bovinos

suínos

aves

O segundo melhor desempenho ficou por conta da indústria, que cresceu 6,8%, influenciada, principalmente, pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), geração e distribuição de energia elétrica, seguido da indústria de transformação, construção civil e extração mineral.

A indústria de transformação avançou 2,2%, impactada pelo aumento nas fabricações de produtos alimentícios e de biocombustíveis.

Já o setor de serviços apresentou aumento de 2,6% no segundo trimestre de 2023, impulsionado pelo comércio, administração pública, transportes, atividades profissionais, aluguéis, alojamento e alimentação. Em relação ao primeiro semestre, houve avanço de 3,4%.

De acordo com o governador Mauro Mendes, do União, a perspectiva é que o crescimento se mantenha nos próximos anos, como resultado de medidas importantes adotadas pelo Governo, como incentivos fiscais, redução da burocracia, obras em andamento, esforço para atingir o equilíbrio fiscal e para criar um ambiente propício para atrair novas empresas e investimentos.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o destaque de Mato Grosso acima da média nacional no desempenho do PIB é fruto de uma gestão focada no equilíbrio fiscal e eficiência nos gastos públicos.

 

PIB trimestral?

O PIB trimestral é o acompanhamento do desempenho da economia de curto prazo. Para a elaboração, são usados o levantamento da produção agrícola, pesquisa industrial mensal, pesquisa mensal dos setores de comércio e serviços e Cadastro Geral de Empregados e Empregadores.