Caso Santrosa
DHPP cumpre mandados contra faccionados que decapitaram cantora 'trans' em Sinop
Segundo as investigações, cantora foi jurada de morte após cometer a prática conhecida no crime como “cabritagem”.
Economia | 12 de Dezembro de 2024 as 13h 12min
Fonte: Unica News

A equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Sinop cumpriu seis ordens judiciais, entre mandados de prisão e buscas a envolvidos no assassinato da cantora transexual e suplente de vereadora, Santrosa, de 27 anos, encontrada morta em 10 de novembro deste ano no município, após ser decapitada por criminosos ligados à facção Comando Vermelho.
Segundo informações, três mandados de prisão foram cumpridos a suspeitos de envolvimento direto na execução do crime, ocorrido em uma área de mata na localidade conhecida como “Vilas”. Além disso, entre os alvos, também estão criminosos menores de idade.
A operação está em andamento e novas prisões poderão ocorrer ao longo do dia.
JURADA DE MORTE
A cantora “Santrosa” - nome artístico de Gabriel Santos da Rosa - desapareceu em 9 de novembro, um sábado. O desaparecimento foi notado após a artista não comparecer a um show, marcado para aquela noite em Sinop.
O corpo da transexual foi encontrado decapitado e com mãos e pés amarrados no dia seguinte, em uma área de mata da cidade. Conforme apurado pela Polícia Civil, a vítima foi executada em outro lugar e desovada no matagal.
Durante as investigações, coordenadas pelo delegado de Polícia Civil, Bráulio Junqueira, da DHPP Sinop, descobriu-se que Santrosa estava jurada de morte por membros do Comando Vermelho, por estar realizando a prática conhecida no mundo do crime como “cabritagem”, que consiste em comprar drogas para revenda com fornecedores não autorizados pela facção, ou revender entorpecentes sem a devida autorização do grupo.
“Ela [Santrosa] estava praticando ‘cabritagem’, vendendo droga sintética. O Comando Vermelho dias atrás deu um ‘arrocho’ nela, mas pelo jeito ela continuou, aí executaram ela”, revelou o delegado à época do crime ao Única News.
Além disso, Bráulio Junqueira descartou a hipótese de que a morte se tratava de um crime de gênero, conforme divulgado à época do caso por veículos de imprensa locais e nacionais.
“Não tem nada de crime de gênero. Nada disso. O motivo foi porque a vítima estava fazendo cabritagem”, garantiu, enfatizando que a forma como a transexual foi morta é a “marca registrada” do Comando Vermelho para pessoas que cometem tal prática, considerada ilegal pela organização.
“A forma como foi executada [decapitada] é a marca do ‘CV’ para demonstrar o que é feito com ‘cabriteiros’ [sic.]”, pontuou.
Além de cantora, Santrosa foi candidata a vereadora nas eleições municipais deste ano em Sinop, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), obteve 121 votos e ficou na suplência da sigla.
Notícias dos Poderes
TCE aponta falha em concessão de 237 km de rodovias no Nortão
Tribunal determinou a suspensão do contrato, apontando risco de um prejuízo de R$ 215 milhões
20 de Novembro de 2025 as 17h02Advogado de Sinop recebe Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa
Serviços prestados à justiça e a manutenção do estado democrático de Direito alicerçam a homenagem
20 de Novembro de 2025 as 14h42Caminhão perde freio, invade contramão e mata jovem de 25 anos em MT
Rapaz foi socorrido em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos após a batida
20 de Novembro de 2025 as 11h01Motociclista morre arrastado por 40 metros após batida contra carreta em MT
Ele era eletricista e retornava do serviço quando sofreu o acidente.
20 de Novembro de 2025 as 10h59Carro cruza preferencial e atinge motociclista em Sinop
Jovem sofreu escoriações pelo corpo
20 de Novembro de 2025 as 10h31Caminhão passa por cima das pernas de jovem após acidente de trânsito na MT-140
Motocicleta ficou parcialmente destruída
20 de Novembro de 2025 as 10h23Exposição marca nova fase da arquitetura e design no norte de MT
A edição especial será realizada em uma casa conceito e vai conectar os visitantes a marcas exclusivas, com visitação guiada e ativações lineares ao longo do trajeto
19 de Novembro de 2025 as 17h49