Menos burocracia
Detran-MT inicia ajustes para se adequar às novas regras da CNH
De acordo com o órgão, as mudanças são pontuais e ocorrerão de forma gradual e planejada
Economia | 11 de Dezembro de 2025 as 10h 30min
Fonte: Unica News

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) iniciou os ajustes técnicos e operacionais para se adequar às mudanças publicadas pelo Governo Federal para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As medidas, que na prática, simplificam e barateiam o processo, entraram em vigor nesta semana.
Entre as principais alterações está a redução no número de aulas práticas, que poderão ser feitas nas autoescolas ou por meio de instrutores autônomos; a realização gratuita de toda a parte teórica do processo, por meio de um curso online, que substitui os cursos presenciais e pagos oferecidos pelas autoescolas; e a realização do chamado reteste, que ocorre quando o candidato é reprovado, de forma gratuita.
De acordo com o Detran-MT, os ajustes são pontuais e ocorrerão de forma gradual e planejada. “Estamos realizando ajustes técnicos, operacionais e sistêmicos para garantir que todas as mudanças sejam aplicadas de forma planejada, mantendo a segurança viária, a eficiência nos serviços e evitando transtornos à população”, afirmou a direção do órgão nas redes sociais.
O governo avalia que a modernização e a digitalização do sistema podem reduzir em até 80% o custo total para o cidadão. A medida, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, é considerada urgente diante dos números atuais: 20 milhões de pessoas estão dirigindo sem habilitação e outras 30 milhões têm idade para tirar a CNH, mas não conseguem pagar.
Uma das causas para o alto número é justamente o custo para a obtenção do documento, que em alguns casos chega a R$ 5 mil. Com as novas medidas é aguardada uma redução de até 80% nos valores pagos pelo cidadão.
Notícias dos Poderes
Maioria dos municípios de MT não destina recursos para prevenção a crimes e proteção às mulheres
Auditoria do TCE mostrou que 96% dos municípios não têm plano de metas contra a violência doméstica, e 82% não criaram um fundo municipal da mulher, responsável por gerenciar recursos para programas e ações
12 de Dezembro de 2025 as 11h27Max Russi celebra sanção da lei que fortalece o combate à violência contra as mulheres
12 de Dezembro de 2025 as 10h52TCE-MT inicia força-tarefa para acabar com lixões em Mato Grosso
Trabalhos buscam atender municípios das regiões do Portal do Araguaia e Vale do Rio Cuiabá
12 de Dezembro de 2025 as 10h50Ônibus com pacientes tomba após atropelar anta
Não houve o registro de feridos
12 de Dezembro de 2025 as 09h31STF suspende decreto da Assembleia Legislativa e retoma cobrança dos servidores de MT
O decreto congelava faturas, juros, parcelamentos, negativação e qualquer cobrança ligada a contratos como cartão consignado, CDC e outros créditos descontados em folha.
11 de Dezembro de 2025 as 17h30Carteira de motorista: emissão da CNH será de graça apenas para a versão digital
Com novas regras, impressão do documento passa a ser opcional
11 de Dezembro de 2025 as 17h12Sentença de juiz de Sinop contradiz entendimento dos tribunais
Advogados listam 5 decisões no último ano opostas ao entendimento do magistrado
11 de Dezembro de 2025 as 16h10