Levantamento das áreas
Defesa Civil Estadual e Municipal iniciam mapeamento das áreas de risco de Sinop
Economia | 11 de Dezembro de 2025 as 10h 02min
Fonte: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - através da Coordenadoria da Defesa Civil de Sinop -, em parceria com o Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil, iniciou na tarde de ontem (10) os trabalhos de mapeamento e identificação das áreas e locais de risco (possíveis deslizamentos, crateras e alagamentos). Os trabalhos seguirão até sábado (13).
Uma das áreas e/ou pontos de possíveis riscos já levantados pela equipe é a Avenida das Embaúbas, na região central, ponto que possui uma ocorrência histórica de acúmulo de água em dias de chuvas intensas. O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, José Bruno de Souza, coordenador do órgão estadual, explica que o mapeamento é feito por meio de um veículo aéreo não tripulado, mas controlado remotamente.
"O trabalho da Defesa Civil Estadual, juntamente com a Coordenadoria Municipal aqui de Sinop, durante esta semana, consiste no levantamento das áreas alagáveis durante chuvas intensas, processos erosivos e alguma evidência de movimentação de massa, que seriam os deslizamentos. O trabalho é realizado após levantamento altimétrico da área urbana e visita 'in loco', feito em mapeamento com um drone", explicou.
Após a finalização dessa primeira etapa, o próximo passo será o processamento das informações captadas pelo órgão estadual e, posteriormente, a emissão de relatório e apontamentos necessários para a tomada de decisões pela Prefeitura de Sinop. "Depois, esses dados são processados na Defesa Civil e, em seguida, são enviados os mapas de risco e o relatório detalhado para a Prefeitura e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do município, para que possam, com esses dados, realizar estudos mais aprofundados e buscar melhorar a qualidade de vida da população", comentou o subtenente.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, avalia positivamente a parceria entre o Estado e o Município nessas ações que beneficiam a população como um todo. "Essa é uma ação liderada pela Defesa Civil de Sinop e tem como objetivo buscar o maior número de informações possíveis, que poderão orientar o Município na tomada de decisões futuras. Agradeço a parceria que o Governo do Estado mantém com Sinop e pelo atendimento aos nossos pedidos para que trabalhos como esse sejam realizados e a população seja verdadeiramente beneficiada", disse.
O coordenador da Defesa Civil de Sinop, Pedro Contini, destaca que o objetivo é ajudar Sinop e a população e que ações desse nível precisam ser realizadas em conjunto com quem tem experiência. "A Defesa Civil do Estado tem experiência para lidar com essas situações e nos ajudar nessa identificação. Agradeço à equipe pelo atendimento ao nosso pedido. Sinop possui uma área geográfica nivelada, o que dificulta o escoamento da água da chuva, resultando em acúmulo em pontos específicos quando a chuva é intensa. O mapeamento da Defesa Civil de Mato Grosso vai indicar a melhor medida para cada ponto", comentou.
Plano de Contingência Municipal
A Defesa Civil do Estado e de Sinop também iniciaram as tratativas para a construção do Plano de Contingência, um documento estratégico que reúne informações sobre as características históricas e geográficas do município, destaca as áreas de risco identificadas e estabelece as ações a serem desempenhadas para atendimento à população e resposta às emergências.
Notícias dos Poderes
Maioria dos municípios de MT não destina recursos para prevenção a crimes e proteção às mulheres
Auditoria do TCE mostrou que 96% dos municípios não têm plano de metas contra a violência doméstica, e 82% não criaram um fundo municipal da mulher, responsável por gerenciar recursos para programas e ações
12 de Dezembro de 2025 as 11h27Max Russi celebra sanção da lei que fortalece o combate à violência contra as mulheres
12 de Dezembro de 2025 as 10h52TCE-MT inicia força-tarefa para acabar com lixões em Mato Grosso
Trabalhos buscam atender municípios das regiões do Portal do Araguaia e Vale do Rio Cuiabá
12 de Dezembro de 2025 as 10h50Ônibus com pacientes tomba após atropelar anta
Não houve o registro de feridos
12 de Dezembro de 2025 as 09h31STF suspende decreto da Assembleia Legislativa e retoma cobrança dos servidores de MT
O decreto congelava faturas, juros, parcelamentos, negativação e qualquer cobrança ligada a contratos como cartão consignado, CDC e outros créditos descontados em folha.
11 de Dezembro de 2025 as 17h30Carteira de motorista: emissão da CNH será de graça apenas para a versão digital
Com novas regras, impressão do documento passa a ser opcional
11 de Dezembro de 2025 as 17h12Sentença de juiz de Sinop contradiz entendimento dos tribunais
Advogados listam 5 decisões no último ano opostas ao entendimento do magistrado
11 de Dezembro de 2025 as 16h10