Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 23 de Julho de 2025

Menu

Motivo de alerta

Com tempo seco o ritmo da construção civil acelera, e o risco de acidentes acende o alerta vermelho

Em 2024 foram registradas 259 ocorrências, 65 resultaram em mortes

Economia | 23 de Julho de 2025 as 10h 17min
Fonte: Juliana Bino - Assessoria Energisa

Foto: Assessoria Energisa

A temporada de clima seco acelera os projetos de construção civil, segundo as empresas do ramo, mas o vai e vem de maquinário pesado, andaimes, escadas e barras de ferro próximo à rede elétrica é motivo de alerta constante para quem trabalha nos canteiros de obra.

A segurança desses trabalhadores precisa ser tratada como prioridade, para se ter uma ideia só em 2024 foram registradas 259 ocorrências de acidente com a rede elétrica no Brasil, 65 fatais, segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Para evitar acidentes elétricos em obras é necessário seguir algumas medidas preventivas, garantindo a integridade física dos profissionais. O primeiro passo é consultar a concessionária de energia elétrica para realizar uma análise prévia de riscos e receber as orientações sobre a presença da rede e segurança.

Para a coordenadora de saúde e segurança do trabalho da Energisa MT, Elisangela Castelhano Magalhães, algumas medidas podem salvar vidas, “estamos à disposição dos profissionais da construção civil para tirar as dúvidas, realizar visitas técnicas nos canteiros de obras e garantir a segurança dos trabalhadores”.

As principais medidas são:

  • Manter uma distância segura, de no mínimo 3 metros da rede elétrica, especialmente em telhados e edificações de mais de um andar;
  • O uso de equipamentos de proteção, individual e coletiva, são obrigatórios;
  • É terminantemente proibido que materiais metálicos toquem a rede elétrica;
  • Fiações não devem ser expostas em ambientes úmidos;
  • Garantir a utilização de material próprio, que não conduz energia, nas instalações elétricas;
  • Contratar profissionais qualificados e habilitados para realizar intervenções na rede elétrica.

“Pensar na segurança é fundamental para eliminar os riscos com choques elétrico, curtos-circuitos e incêndios”, reforça a coordenadora de segurança.