Logística
Chineses atestam viabilidade da ferrovia bioceânica em Mato Grosso
Linha férrea que liga o Mato Grosso ao Peru é economicamente viável
Economia | 13 de Julho de 2016 as 18h 51min
Fonte: Jamerson Miléski

A posição é da empresa contratada pelo governo da China, a Creec, responsável pelos estudos de viabilidade técnica da ferrovia Bioceânica. A linha férrea é projetada para ligar o Brasil ao Porto de Bayovar, no Peru, com 5 mil km de extensão, partindo de Goiás e passando em Mato Grosso na altura de Lucas do Rio Verde.
Segundo os estudos da CREEC, a ferrovia teria capacidade para transportar inicialmente cerca de 23 milhões de toneladas de carga, podendo chegar aos 53 milhões de toneladas. O total seria equivalente a 37% da carga produzida em Mato Grosso transportada ao país vizinho.
Outra conclusão apresentada pelo estudo é sobre o melhor caminho da ferrovia no Peru. Entre as opções, o Norte se mostrou mais viável, apesar de ter 600 quilômetros a mais de distância. A vantagem, por outro lado, seria a menor altitude, uma vez que nos demais trajetos (Centro e Sul) a ferrovia teria que subir 4 mil metros pela Cordilheira dos Andes, o que, possivelmente, encareceria o preço do transporte.
Conforme o estudo, a ferrovia cortaria Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde, passando por Porto Velho (RO), Acre, até o Peru. A estratégia dos chineses seria evitar áreas indígenas e ainda utilizar pilares de alta elevação (comuns no país asiático), para minimizar o desmatamento. Os estudos não levaram em consideração um possível trecho até o Rio de Janeiro. Seriam necessários 9 anos para a conclusão da obra – considerando o ritmo chinês.
O governo brasileiro aguarda a definição dos chineses para decidir como será a licitação da obra. Segundo Dino Fernandes, secretário de fomento do Ministério dos Transportes, após o complemento dos estudos, o governo “vai se debruçar sobre a forma de licitar a ferrovia”.
Pelos estudos, a ferrovia poderia transportar, em 2025, cerca de 15 milhões de toneladas na direção do Pacífico e outros 8 milhões no sentido oposto. Para 2050, as projeções sobem para 33 milhões e 19 milhões, respectivamente. A principal carga seria de grãos da região do Mato Grosso. A projeção é de que 37% da carga dessa região siga pela ferrovia até o Pacífico, 51% vá para os portos do litoral sul brasileiro e só 12% suba para portos no Norte.
Mas os governos federal e do Pará trabalham para licitar a concessões de duas ferrovias e uma rodovia que seguem de Mato Grosso para o norte do país, além dos caminhos já existentes pelo Rio Madeira e a Ferrovia Norte-Sul. Se concretizado, os 12% de carga do Mato Grosso previstos pelos chineses para essa área praticamente inviabilizaria todos os projetos.
A Biocêanica foi anunciada num acordo entre os governos brasileiro, chinês e peruano ano passado. Os estudos vão ser aprofundados e ainda devem durar ao menos um ano. Os chineses já gastaram R$ 200 milhões nos levantamentos, mas informaram que precisam estudar ainda mais o projeto para estimar os custos da construção, principalmente na Cordilheira dos Andes.
Notícias dos Poderes
Brasil é o 4º país com maior proporção de jovens que não trabalham nem estudam, diz OCDE
11 de Setembro de 2025 as 12h15Quais são as profissões com o maior e menor salário de contratação no Brasil?
11 de Setembro de 2025 as 08h20Arrecadação do ICMS no turismo em MT cresce 203% e setor movimenta R$ 94 milhões
10 de Setembro de 2025 as 15h11Dinheiro 'esquecido' em bancos ainda soma R$ 10,7 bilhões; veja se tem direito
10 de Setembro de 2025 as 12h28BYD supera a Honda e já é a 7ª marca que mais vende automóveis 0km no Brasil; confira ranking
SUV híbrido Song é o mais vendido da chinesa no ano, com 23.654 unidades
09 de Setembro de 2025 as 12h45O que o Banco Central sabe sobre as brechas que facilitam ataques ao Pix
Autoridade monetária prepara novas regras para fechar corrigir falhas usadas pelo crime organizado para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio
09 de Setembro de 2025 as 13h30Preço da carne sobe mais de 20% em um ano no Brasil, mesmo com tarifaço que Trump impôs aos produtos de exportação
Parte da alta pode ser explicada pela estiagem típica dessa época do ano. Com menos pasto, o boi leva mais tempo para engordar
09 de Setembro de 2025 as 08h47Saiba como buscar negociação de pagamentos atrasados do IPVA 2025
Motoristas podem parcelar valores atrasados em até seis vezes, caso valores não tenham sido inscritos em dívida ativa
09 de Setembro de 2025 as 08h10