Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 09 de Dezembro de 2023

Menu

Disparou

Brasil registra aumento no número de pedidos de recuperação judicial e falências de empresas no 1º semestre de 2023

Foram registrados 593 pedidos de recuperação judicial e 546 pedidos de falência entre janeiro e junho deste ano

Economia | 26 de Julho de 2023 as 15h 19min
Fonte: Folha do Estado

Foto: Marcello Casal Jr

O cenário econômico brasileiro tem apresentado desafios significativos para as empresas, refletindo em um aumento considerável nos pedidos de recuperação judicial e falências no primeiro semestre de 2023. De acordo com o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais, elaborado pela Serasa Experian, foram registrados 593 pedidos de recuperação judicial e 546 pedidos de falência entre janeiro e junho deste ano.

Comparado ao mesmo período de 2022, o número de pedidos de recuperação judicial apresentou um expressivo crescimento de 52,1%. No primeiro semestre de 2022, foram registrados 390 requerimentos. Já os pedidos de falência tiveram um aumento de 36,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destaca que esses números são preocupantes, representando o pior desempenho nos últimos três anos. Ele aponta que esse cenário é resultado direto do aumento da inadimplência das empresas, que atingiu cerca de 6,48 milhões de companhias em maio.

A recuperação judicial é um mecanismo legal ao qual as empresas recorrem quando enfrentam dificuldades financeiras, buscando reestruturar suas dívidas e evitar a falência. No entanto, o crescente número de solicitações indica que muitas empresas estão enfrentando uma situação delicada e preocupante em suas finanças.

O aumento dos pedidos de falência também é um sinal alarmante da fragilidade econômica enfrentada pelas empresas no país. Quando uma empresa declara falência, isso geralmente resulta na cessação de suas atividades e no encerramento das operações, afetando diretamente a economia e o emprego.