Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 13 de Novembro de 2025

Menu

Nova tentativa

Brasil e EUA agendam nova reunião sobre tarifaço

Mauro Vieira teve rápido encontro com Marco Rubio em tentativa de manter o diálogo

Economia | 13 de Novembro de 2025 as 16h 00min
Fonte: Globo Rural

Foto: Getty Images/Canva

Em mais uma tentativa de destravar o tarifaço, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, teve uma nova conversa nesta quarta-feira (12/11) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O chanceler aproveitou o encontro no Canadá para informar ao americano que o governo brasileiro encaminhou, no último dia 4 de novembro, uma proposta de negociação para as sobretaxas aplicadas aos produtos nacionais.

A reunião entre eles foi rápida e aconteceu no intervalo das sessões do G7, grupo que está reunido no Canadá e concentra algumas das maiores economias do mundo. O Valor apurou que, após este breve encontro, Vieira está de sobreaviso para a possibilidade de ser chamado pela Casa Branca para uma nova conversa já nesta quinta-feira (13/11).

Se a reunião for confirmada pelos anfitriões, os dois devem tratar principalmente da proposta brasileira encaminhada ao governo americano, que busca um congelamento de aproximadamente 90 dias para as tarifas aplicadas contra o Brasil. Este é um pleito do governo Luiz Inácio Lula da Silva desde o início das tratativas.

O argumento da diplomacia brasileira é que não se pode sentar para negociar com tarifas tão altas em vigor atualmente.

Em nota, após o breve encontro, o Ministério das Relações Exteriores disse que o chanceler relatou a Rubio os entendimentos mantidos até agora, no nível técnico, sobre o tarifaço.

Além disso, Vieira teria lembrado o secretário americano que Lula e Trump combinaram que as tratativas precisam “avançar” entre os dois países.

“[Vieira] informou que a parte brasileira encaminhou no dia 4/11 uma proposta de negociação à parte americana, após reunião virtual. Mauro Vieira reiterou a Rubio a importância de se avançar na negociação, conforme determinado pelos Presidentes Lula e Trump na Malásia”, explicou o Itamaraty.

“[Eles] concordaram em agendar uma reunião presencial entre ambos, em data próxima, para discutir o atual estágio da negociação”, conclui a nota.

Agora a expectativa é que o chanceler brasileiro seja chamado por Rubio para se deslocar até Washington, capital dos Estados Unidos, onde fica a sede do Poder Executivo americano.

A conversa de ontem foi a segunda reunião presencial entre auxiliares de Brasil e Estados Unidos desde que Lula e Trump se reuniram presencialmente no mês passado na Malásia. A primeira reunião técnica entre as partes também aconteceu no país asiático, mas não teve, naquela ocasião, a participação do secretário Marco Rubio.

Na data em questão, os Estados Unidos enviaram apenas o Representante Comercial (USTR), Jamieson Greer, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Já o Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Márcio Rosa, e o embaixador Audo Faleiro, da Assessoria Especial da Presidência.

 

O secretário Marco Rubio é um dos autores intelectuais das sanções políticas contra o Brasil. Foi ele quem defendeu nominalmente a aplicação da Lei Magnitsky contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).