Facilitar devolução
Botão de contestação do Pix está disponível aos usuários
BC espera que medida eleve identificação de contas usadas para fraudes
Economia | 01 de Outubro de 2025 as 10h 07min
Fonte: Agência Brasil

O botão de contestação de transações do Pix já está disponível aos usuários, a partir desta quarta-feira (1º), com a finalidade de facilitar a devolução de valores para as vítimas de fraude, golpe e coerção.
Formalmente chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão pode ser acionado pelo aplicativo da instituição financeira com a qual o usuário tenha relacionamento.
Assim, o MED, criado em 2021, passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com a central de atendimento pessoal da instituição.
As mudanças nas regras do Pix foram publicadas em agosto pelo Banco Central.
Contestação
De acordo com a autarquia, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam, inclusive valores parciais.
Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação.
O BC explicou que o autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, “o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”.
O MED, bem como seu botão de contestação, não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como erro de digitação de chave) ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo. O BC ressalta que ele é específico para fraude, golpe e coerção.
Caminhos do dinheiro
Outra mudança no MED é que será possível fazer a devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas daquela utilizada na fraude. Esse recurso estará disponível a partir de 23 de novembro, de forma facultativa, e se torna obrigatória em fevereiro do ano que vem.
Até então, a devolução dos recursos poderia ser feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, em geral, retiram rapidamente os recursos da conta que recebeu o dinheiro e transferem para outras. Dessa forma, quando o cliente faz a reclamação e pede a devolução, o mais comum é que a conta já esteja esvaziada.
Com os aprimoramentos, o MED vai identificar possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações e permitirão a devolução de recursos após a contestação.
O BC espera que isso aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. Segundo o banco, o compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes.
Notícias dos Poderes
Bebidas e itens para churrasco devem aquecer comércio mato-grossense na Copa
11 de Junho de 2026 as 10h45Brasileiros sacaram em abril R$ 482,8 milhões esquecidos em bancos
Bancos transferiram R$ 5,7 bi de valores esquecidos para o Desenrola
10 de Junho de 2026 as 11h16Governo prevê aumento de etanol na gasolina de 30% para até 32%
Segundo o ministro de Minas e Energia, medida será avaliada em 15 dias
10 de Junho de 2026 as 10h13Governo de MT e MPE firmam acordo para regulamentar uso de biomassa e garantir abastecimento da indústria
Medida incentiva o reflorestamento e dá mais segurança para as empresas; acordo estabelece transição gradual
09 de Junho de 2026 as 08h34Governo prepara linha de crédito para motociclistas de aplicativos
O Move Motos seguirá a lógica do Move Aplicativos
09 de Junho de 2026 as 10h05Plano Brasil Soberano adota novas regras e mais empresas podem aderir
Medida ajuda impactados pelo tarifaço aplicado pelos Estados Unidos
09 de Junho de 2026 as 11h02Brasil quer convencer EUA de que acordo seria melhor que taxar em 25%
Por outro lado, governo avalia improvável acordo para tarifa de 12,5%
08 de Junho de 2026 as 09h3062% dos brasileiros já compraram carro financiado, aponta pesquisa
Conforme o levantamento, 67% dos entrevistados afirmam ter bom nível de conhecimento sobre o tema
08 de Junho de 2026 as 11h25