Caso Renato Nery
Assassinato de ex-presidente da OAB completa 6 meses e família cobra respostas
Polícia já cumpriu busca e apreensão contra 5 suspeitos, mas ainda não esclareceu o caso
Economia | 06 de Janeiro de 2025 as 23h 47min
Fonte: Mídia Jur

O dia 06 de janeiro marca seis meses da morte do advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Renato Gomes Nery, assassinado na porta de seu escritório. Este também é o período que a família continua sem respostas das autoridades policiais e judiciais.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que Renato foi baleado, nas primeiras horas da manhã do dia 05 de junho. Após estacionar seu veículo, ele desembarcou, foi em direção à entrada e logo foi surpreendido por disparos, sendo um na cabeça. O assassino não apareceu nas imagens.
Mesmo sendo socorrido, encaminhado para um hospital e prontamente atendido, Nery não sobreviveu e foi a óbito no dia seguinte, 06, aos 72 anos.
Desde então, o caso está sob investigação, mas os resultados ainda são vagos. A Polícia Civil do Mato Grosso afirmou que segue apurando todas as hipóteses, incluindo a possibilidade de o crime ter sido encomendado devido às disputas judiciais nas quais Renato estava envolvido.
SUSPEITAS
Uma das linhas de investigação é que Renato tenha sido morto em decorrência de uma disputa de terra. Isso porque, 10 dias antes de ser assassinado, o advogado representou na OAB/MT uma acusação contra Antônio João de Carvalho, de comandar um escritório do crime voltado à venda de sentenças. O documento não ganhou atenção da diretoria da autarquia e só voltou à tona após o atentado, quando o documento foi entregue ao delegado responsável pelas investigações.
Nery pedia a abertura de um processo disciplinar contra Antônio João, e o acusou de se apropriar e negociar uma área que ele havia recebido como honorários de ações de reintegração de posse, na qual atuou por mais de trinta anos.
Para ele, Antônio João seria proprietário de um “escritório do crime” por conta da influência que tem perante o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Outro fato que liga tal disputa de terra com o assassinato foi o bloqueio judicial de cerca de R$ 3,5 milhões em arrendamentos das referidas propriedades algumas semanas antes do crime. Essa decisão, tomada pela desembargadora Maria Helena Póvoas, bloquearia o pagamento do arrenadmento, gerando um impacto significativo nos interesses financeiros da outra parte. No entanto, o bloqueio também desencadeou uma escalada de tensões. Renato foi alertado de que enfrentava ameaças crescentes, mas subestimou os riscos.
No final de novembro, a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá deflagrou a Operação Office Crime, para cumprir cinco mandados de busca e apreensão como parte da investigação sobre o homicídio do advogado. Os alvos foram os advogados Antônio João de Carvalho Junior, Agnaldo Bezerra Bonfim e Gaylussac Dantas de Araújo, do escritório JB Advocacia, em Cuiabá; e o casal de empresários de Primavera do Leste, Cesar Jorge Sechi e Julinere Goulart Bentos.
“A sociedade e a família seguem aguardando respostas, mas, mais do que isso, clamam por justiça e segurança em um sistema que ainda parece falhar em proteger aqueles que ousam desafiar estruturas de poder”, aponta o advogado da família Nery, Walmir Cavalheri.
Notícias dos Poderes
Tribunal revoga liminar e libera licitação de R$ 2,6 bilhões para concessão de rodovias em MT
O recurso foi apresentado pelo Consórcio Rodoviário Vale do Arinos, representado pela empresa Zopone Engenharia, que venceu a licitação.
26 de Junho de 2025 as 07h00Quantidade de etanol na gasolina e no biodiesel vai aumentar a partir de 1º agosto
26 de Junho de 2025 as 07h10Família pede doações de sangue para menina que foi esfaqueada pelo pai; vítima está na UTI
25 de Junho de 2025 as 16h30Senai MT oferta mais de 2 mil vagas para cursos gratuitos e pagos em junho
São oportunidades de qualificação, aperfeiçoamento, aprendizagem, nível superior e outras modalidades pensadas para atender à alta demanda do mercado industrial mato-grossense
25 de Junho de 2025 as 16h28TCE autoriza prefeitos de MT contratarem advogados para cobrança de créditos públicos
25 de Junho de 2025 as 15h4937 horas no ar e uma cabine apertada: Ataque ao Irã foi experiência inédita para pilotos dos EUA, mesmo com anos de treino
Militares que pilotaram o bombardeiro B-2 encararam pela primeira vez o desafio de lançar bombas destruidoras de bunkers em combate
25 de Junho de 2025 as 12h16Trabalhador morre soterrado por grãos em fazenda de Sorriso
Ele realizava a limpeza de um sensor quando a máquina começou a despejar os grãos sobre ele
25 de Junho de 2025 as 11h07Turista que tentava fazer meme tropeça e rasga quadro de 300 anos em museu de Florença
Incidente aconteceu no último sábado (24). Exposição ficará fechada até 2 de julho para restauração da obra
25 de Junho de 2025 as 07h00