Homenagem
AMM celebra 42 anos de liderança na defesa dos municípios de Mato Grosso
Economia | 06 de Maio de 2025 as 13h 24min
Fonte: Assessoria AMM

Representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário participaram nesta segunda-feira (5) de uma homenagem à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que celebra 42 anos de fundação e de protagonismo na defesa dos municípios de Mato Grosso. O evento comemorativo, realizado na sede da instituição, contou com a presença de membros da diretoria, colaboradores e parceiros, que celebraram juntos essa importante data para o municipalismo do estado.
A homenagem foi realizada durante o tradicional Momento de Oração, promovido semanalmente, e que nesta edição especial contou com a participação do padre Tony Moreira e do pastor José Fernandes.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, que assumiu a liderança da associação há pouco mais de um ano, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição. “Aprendi a amar a AMM e a ajudar os municípios do nosso estado. É um privilégio estar na liderança da associação, pois temos a possibilidade de transformar vidas e contribuir para o progresso de Mato Grosso. Agradeço as autoridades, parceiros e colaboradores por estarem conosco nesta data especial para celebrar 42 anos de desafios, mas sobretudo de conquistas e vitórias da nossa instituição”, frisou, destacando a importância da parceria dos prefeitos para definir diretrizes e conduzir os trabalhos diários.
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Sérgio Ricardo, destacou que celebrar os 42 anos da AMM é reconhecer sua importância na construção de uma gestão pública mais forte, representativa e comprometida com o cidadão. “O TCE e a AMM são parceiros incondicionais dos gestores, porque acreditamos que a transformação do estado e do país começa nos municípios”, ressaltou.
A deputada estadual Janaína Riva, que representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destacou a evolução do trabalho desenvolvido pela associação, que aperfeiçoou serviços, melhorou indicadores e ampliou os resultados entregues aos municípios. “Que a AMM continue sendo respeitada e que contribua muito mais para o nosso estado”, assinalou.
A representante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, também destacou a relevância da associação no contexto estadual. “A AMM dobrou o número de projetos, dobrou o número de ações. Parabéns AMM, parabéns ao presidente Leonardo. Mato Grosso precisa de bons líderes”, destacou.
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca, frisou que a AMM e os colaboradores têm uma importante missão na construção de municípios fortes e autônomos. “O grande patrimônio das instituições públicas são as pessoas, que trabalham em favor da sociedade. Parabenizo a AMM e os colaboradores. Que a associação cresça cada vez mais e entenda cada vez mais o seu papel”, ressaltou, destacando a parceria do Ministério Público com a instituição e os municípios.
A solenidade também contou com a participação do deputado estadual Dr. João, da representante do vice-governador Otaviano Pivetta, Adriana Rodrigues, da secretária-geral da AMM, Janailza Taveira, entre outros.
Homenagem especial
A solenidade também reservou um momento especial para homenagear a funcionária Lisibete Santiago, que há 39 anos trabalha na instituição. Lisibete passou a integrar a equipe técnica da AMM em outubro de 1985, na gestão do ex-presidente Darcy Capistrano, participando da história da associação há quase quatro décadas. Atualmente é gerente técnica operacional, sendo responsável pelo monitoramento da arrecadação municipal, projeções financeiras, elaboração de relatórios gerenciais, entre outras atividades.
Histórico
Fundada em 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo. Com apenas nove funcionários, a primeira sede foi inaugurada no Edifício Milão, no Centro de Cuiabá, onde funcionou até 1988, quando a entidade foi instalada no atual prédio, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Entre os objetivos da associação estão os seguintes: congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados, entre outras ações.
Notícias dos Poderes
Seduc retifica remuneração do concurso público 2025 e critérios de avaliação de títulos
São 1.500 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para o cargo de professor da educação básica
06 de Maio de 2025 as 18h20STF torna réus sete acusados de integrar ‘núcleo 4’ de tentativa de golpe de estado
07 de Maio de 2025 as 07h00TCE-MT e OAB-MT debatem parceria para fortalecimento das ouvidorias gerais
06 de Maio de 2025 as 16h04Mulher que teve o corpo queimado com gasolina pelo irmão está em estado grave
06 de Maio de 2025 as 16h02IPVA de veículos com placas finais 8,9 e 0 deve ser pago até 30 de maio
Contribuintes podem optar por pagar o IPVA à vista, garantindo descontos progressivos de 5% ou 3%, ou parcelar o imposto em até oito vezes
06 de Maio de 2025 as 15h39Municípios têm até 12 de maio para enviar dados do IMEA referentes ao exercício 2024
Em 2025 o novo índice possui peso de 2% na distribuição da cota parte do ICMS às prefeituras
06 de Maio de 2025 as 15h10