Análise
Agro brasileiro só tem a ganhar se ficar fora da guerra comercial, diz professor
Brasil precisa investir em carne de nicho para atender mercados mais exigentes, afirma especialista
Economia | 10 de Abril de 2025 as 07h 25min
Fonte: Globo Rural

O agro brasileiro só tem a ganhar se ficar fora da guerra comercial iniciada pelos EUA. Quem garante é o professor Marcos Jank, do Insper Agro Global.
“Se o Lula ficar sem falar nada por três meses, ajuda muito”, disse o especialista no Encontro de Confinadores da Scot Consultoria em Ribeirão Preto (SP) nesta quarta-feira (9/4).
Jank vê três hipóteses de desfecho da política de reciprocidade do presidente americano, Donald Trump. No cenário mais provável, Trump vai assinar “acordos cosméticos” com países que queiram negociar como Japão, Vietnã e outros da Ásia. Na segunda hipótese, vão ocorrer retaliações recíprocas mais amplas, como já fez a China e como ameaçam Canadá e a União Europeia.
Na última hipótese, Trump dobra a aposta e mantém tarifas altas, abrindo espaço para a China e prejudicando o consumidor americano. Esse seria o cenário do que Jank chama de a "Grande Depressão 2". "Estamos no meio de um furacão das duas maiores economias colocando tarifas acima de 100%", afirma o especialista.
Mercado de carne
Jank também destaco a importância do mercado externo para o desenvolvimento do setor de carne bovina brasileiro. "Nosso mercado interno está no limite, consumimos quase 100 quilos de carnes per capita por ano, e o que vai puxar o crescimento da nossa produção é o mundo."
Segundo o professor, quem domina hoje o mercado da carne no mundo é o Brasil, que tem superávit na produção, sanidade e confiança e é o maior exportador, e a China, que tem déficit e precisa importar.
Para elevar ainda mais as receitas das suas exportações, Jank diz que o Brasil precisa investir em produções de nicho para atender mercados mais exigentes. A abertura do mercado premium japonês e do mercado da Coreia do Sul devem ser as prioridades.
Notícias dos Poderes
Secretário de Fazenda prevê que tarifaço dos Estados Unidos terá pouco impacto em MT
25 de Agosto de 2025 as 07h535 boas opções de carros usados para pegar a estrada
Espaço, estabilidade e segurança: veja os modelos ideais para viajar com conforto e tranquilidade entre os seminovos à venda
23 de Agosto de 2025 as 09h22IBGE: cresce a fatia de brasileiros que moram em casa de aluguel; veja números
22 de Agosto de 2025 as 13h30O que explica MT estar no topo do ranking da desigualdade
Enquanto a maioria da população mal conseguiu recuperar a renda perdida após a pandemia, os super-ricos viram seus ganhos mais que dobrarem desde 2017, com aumento real de 108,5%
22 de Agosto de 2025 as 13h08Cerveja mais cara: Ambev e Heineken reajustam preços no Brasil
21 de Agosto de 2025 as 11h30Renda do 0,1% mais rico cresceu 5 vezes mais que a média dos brasileiros em 6 anos
21 de Agosto de 2025 as 07h44Jovens da 'Geração Z' são grupo que mais cresce em negociações de dívidas em MT
Entre janeiro e julho deste ano, 35,3 mil jovens da 'Geração Z' negociaram suas dívidas em Mato Grosso, o que representou um salto de 55% em comparação com os sete primeiros meses de 2024
20 de Agosto de 2025 as 09h07Brasil e Indonésia assinam acordo para início de exportação de carne bovina
Com cerca de 283 milhões de habitantes, país asiático tem a quarta maior população do mundo
20 de Agosto de 2025 as 07h29