Análise
Agro brasileiro só tem a ganhar se ficar fora da guerra comercial, diz professor
Brasil precisa investir em carne de nicho para atender mercados mais exigentes, afirma especialista
Economia | 10 de Abril de 2025 as 07h 25min
Fonte: Globo Rural

O agro brasileiro só tem a ganhar se ficar fora da guerra comercial iniciada pelos EUA. Quem garante é o professor Marcos Jank, do Insper Agro Global.
“Se o Lula ficar sem falar nada por três meses, ajuda muito”, disse o especialista no Encontro de Confinadores da Scot Consultoria em Ribeirão Preto (SP) nesta quarta-feira (9/4).
Jank vê três hipóteses de desfecho da política de reciprocidade do presidente americano, Donald Trump. No cenário mais provável, Trump vai assinar “acordos cosméticos” com países que queiram negociar como Japão, Vietnã e outros da Ásia. Na segunda hipótese, vão ocorrer retaliações recíprocas mais amplas, como já fez a China e como ameaçam Canadá e a União Europeia.
Na última hipótese, Trump dobra a aposta e mantém tarifas altas, abrindo espaço para a China e prejudicando o consumidor americano. Esse seria o cenário do que Jank chama de a "Grande Depressão 2". "Estamos no meio de um furacão das duas maiores economias colocando tarifas acima de 100%", afirma o especialista.
Mercado de carne
Jank também destaco a importância do mercado externo para o desenvolvimento do setor de carne bovina brasileiro. "Nosso mercado interno está no limite, consumimos quase 100 quilos de carnes per capita por ano, e o que vai puxar o crescimento da nossa produção é o mundo."
Segundo o professor, quem domina hoje o mercado da carne no mundo é o Brasil, que tem superávit na produção, sanidade e confiança e é o maior exportador, e a China, que tem déficit e precisa importar.
Para elevar ainda mais as receitas das suas exportações, Jank diz que o Brasil precisa investir em produções de nicho para atender mercados mais exigentes. A abertura do mercado premium japonês e do mercado da Coreia do Sul devem ser as prioridades.
Notícias dos Poderes
Quanto custa hoje financiar um imóvel e quais as taxas de juros cobradas?
28 de Abril de 2025 as 09h39Em atrito com os EUA, a China investe para ligar o Brasil ao Pacífico
China busca construção de corredor bioceânico para estabelecer nova rota comercial via Argentina, Brasil, Chile e Paraguai
22 de Abril de 2025 as 07h35Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 no Orçamento de 2026
16 de Abril de 2025 as 07h58Carrefour lidera a lista dos maiores supermercados do país
15 de Abril de 2025 as 15h16Endividamento em Mato Grosso é maior que a média nacional; banco lidera
15 de Abril de 2025 as 07h30Mato-grossenses devem gastar mais com chocolates na Páscoa de 2025
Mais da metade do público participante da pesquisa (70,1%) pretende gastar até R$ 200,00
14 de Abril de 2025 as 13h27Medidas tarifárias dos EUA podem reduzir comércio global em 3%, alerta economista da ONU
14 de Abril de 2025 as 08h22Descer lá pra BC: Cerca de 30% dos compradores de apartamentos alto padrão são do agro
Cidade que tem o metro quadrado mais caro do país tem mercado aquecido com as “sobras” do campo
11 de Abril de 2025 as 14h50