Expectativa positiva
52% dos brasileiros estão otimistas com a economia, diz pesquisa
14% dos entrevistados expressaram a previsão de uma piora em suas condições financeiras
Economia | 21 de Dezembro de 2023 as 14h 04min
Fonte: Isso é Notícia

A mais recente pesquisa PoderData, realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2023, mostrou um cenário de otimismo entre os brasileiros em relação à melhoria de suas situações financeiras pessoais nos próximos seis meses.
Segundo os dados levantados, 52% dos entrevistados manifestaram a expectativa positiva, revelando um acréscimo de 3 pontos percentuais, desde a última sondagem realizada em junho.
Por outro lado, 14% dos entrevistados expressaram a previsão de uma piora em suas condições financeiras, enquanto 29% acreditam que a situação permanecerá inalterada no período analisado.
Perspectivas com relação a economia brasileira. (Foto: Reprodução)
A análise histórica destacou um crescimento significativo de 28 pontos percentuais na expectativa de melhora em comparação com novembro de 2021 e um aumento de 18 pontos em relação a setembro de 2020, períodos nos quais a economia mundial enfrentava os impactos mais severos da pandemia de covid-19.
A abrangência da pesquisa englobou 2.500 entrevistas distribuídas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança atinge 95%.
A metodologia adotada visa representar proporcionalmente a diversidade da sociedade brasileira, abordando variáveis como sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.
Perfil dos entrevistados durante a realização da pesquisa PoderData. (Foto: Reprodução)
A análise por faixas demográficas, por sua vez, revelou que os mais otimistas em relação à melhoria financeira nos próximos seis meses são os jovens de 16 a 24 anos (56%), os moradores da região Sul (58%), aqueles que concluíram o ensino médio (55%) e os que recebem até dois salários mínimos (53%).
Em contrapartida, a perspectiva de piora é mais significativa entre os adultos de 25 a 44 anos (16%) e os residentes do Centro-Oeste (16%).
Estratificação da pesquisa. (Foto: Reprodução)
A pesquisa também explorou a relação entre a perspectiva econômica pessoal e a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tanto entre os eleitores que aprovam quanto entre os que desaprovam a gestão, a maioria expressou otimismo em relação às suas finanças nos próximos seis meses, com taxas de 51% e 52%, respectivamente.
Perspectiva com relação a economia brasileira x aprovação do governo do presidente Lula. (Foto: Reprodução)
Notícias dos Poderes
As cervejas que ficaram mais baratas; entenda as razões e veja quais
Bebida teve revisão de preços menor do que a inflação nos últimos 12 meses
27 de Junho de 2025 as 16h05Aneel mantém bandeira vermelha para julho, com cobrança extra
Conta de luz terá cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos
27 de Junho de 2025 as 16h01Mais de 700 mil contribuintes ainda não pagaram o IPVA 2025 e débito chega a R$ 476 milhões
27 de Junho de 2025 as 07h49Governo resgata incentivo para carro popular nacional
À semelhança de programas passados, como os de 2023 e 1993, o chamado Carro Sustentável reduzirá IPI de modelos mais baratos
26 de Junho de 2025 as 15h20