Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 16 de Junho de 2024

Menu

Charges

Prazo para tirar título no cartório eleitoral vai até 8 de maio

Mais de um milhão de pessoas tiraram o título de eleitor de janeiro a março deste ano

17 de Abril de 2024 as 07h 23min
Fonte: Notícia exata

Quem deseja votar nas Eleições Municipais 2024 tem até o dia 8 de maio para se dirigir a um cartório eleitoral mais próximo de sua residência e tirar o título de eleitor. Depois dessa data, o cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições, regularização do título, transferência de domicílio ou atualização de dados, entre outras ações, em virtude da preparação da logística de votação do pleito.

Mais de um milhão de pessoas tiraram o título de eleitor de janeiro a março deste ano. Nesses três meses, foram aprovadas também mais de 818 mil transferências de domicílio eleitoral.

Para estimular o comparecimento aos cartórios, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, em rede nacional de rádio e televisão, campanha com o mote “Título na mão é sossego na eleição”.

A iniciativa, que será veiculada até 7 de maio nas emissoras de todo o país, busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o documento para poder votar com tranquilidade nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno). 

Confira, a seguir, o que significa alistamento, transferência de domicílio e atualização das informações cadastrais na esfera eleitoral:

Alistamento: compreende os atos de qualificação e inscrição da eleitora ou do eleitor. O alistamento é a forma pela qual a cidadã ou o cidadão adquire seus direitos políticos, passando a ter a capacidade de votar. O ato de inscrição na Justiça Eleitoral também possibilita a elegibilidade e a filiação partidária, após a expedição do respectivo título de eleitor.

Transferência de domicílio eleitoral: é a operação destinada a atualizar o endereço da eleitora e do eleitor que mudou de cidade, estado ou país, para que possa continuar a exercer o direito do voto.

Atualização de dados cadastrais: é o serviço pelo qual a eleitora ou o eleitor solicita a alteração dos próprios dados (atualização do nome, endereço, alteração do local de votação), sem mudança do município de votação.

 

Comparecimento aos cartórios

As pessoas devem requerer o título de eleitor diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria.

Consulte o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado ou a unidade da Justiça Eleitoral da localidade em que reside para verificar se é necessário agendar o atendimento presencial. A consulta para saber a sua situação pode ser feita no site do TSE.

Polêmica

Em enquete popular no site da Câmara Federal, 87% rejeitam PL do Aborto

Os que se dizem favoráveis somam 13%. Votação segue disponível. Na quinta (13/6), protestos foram realizados nas principais capitais do país

14 de Junho de 2024 as 14h46
Polêmica do Arroz

Com leilão de arroz na mira da PF, Fávaro entra no 'paredão' e pode perder cargo

Fontes ligadas ao presidente Lula (PT) já afirmam que a queda de Fávaro é inevitável e não deve demorar muito tempo.

12 de Junho de 2024 as 17h49
Favorecimento

Após polêmica em leilão do arroz, ministro anuncia saída de secretário de Política Agrícola

Segundo Carlos Fávaro, Neri Geller pediu demissão após ter seu nome envolvido em caso de suposto favorecimento de ex-assessor na concorrência

11 de Junho de 2024 as 14h25
Vera

Grupo apoiado pelo prefeito no Nortão lança pré-candidata em Vera

10 de Junho de 2024 as 16h30
Mato Grosso

Deputado celebra nomeação de novo superintendente do INCRA

Valdir Barranco parabenizou escolha de Joel Machado para dirigir o órgão

05 de Junho de 2024 as 11h51
Sinop

Regularização de terrenos doados para empresas trava na inércia da prefeitura

Juiz dá prazo de 48h para o município fazer a sua parte na elaboração do TAC

04 de Junho de 2024 as 21h23
Aliquóta

Câmara aprova taxação de compras internacionais e PL do Mover

Deputados acordaram alíquota de 20% de impostos para compras, em “jabuti” inserido no projeto que beneficia empresas que produzem carros elétricos

28 de Maio de 2024 as 23h49
Medida

Congresso derruba veto e proíbe saída de presos em datas comemorativas

Lula desintegrou proposta original após barrar proibição de visitas a familiares; presos não poderão deixar as penitenciárias, salvo em caso de estudos

28 de Maio de 2024 as 23h47