Artigo
Por onde estudar leis e códigos para concurso?
Ao estudar para concurso, sempre tenha métodos que facilitem a sua vida rumo à aprovação
03 de Setembro de 2024 as 09h 22min
Fonte: Francisney Liberato
Por onde estudar leis e códigos para concurso? A grande maioria dos concursos, em especial os jurídicos, cobra em seu conteúdo leis e códigos, mas por onde se deve estudar esse material? Existem duas formas de estudar esse material. A principal e a mais conhecida é estudar pelo Vade Mecum, que nada mais é que um grande livro no qual se encontra um compilado de leis e códigos que serve de consulta que, provavelmente, você vai precisar para estudar para a sua prova.
A expressão Vade Mecum vem do latim e quer dizer “vai comigo”, ou seja, é um livro que você, geralmente, vai levar consigo para a faculdade ou para onde precisar dele.
Quando se está estudando por meio do Vade Mecum, o ideal é sempre grifar e/ou fazer observações nas partes disponíveis para escrever. Isso faz com que o conteúdo fixe melhor em sua mente e que, também, fique mais fácil de achar o assunto quando você precisar revisar novamente. Isso facilita bastante a vida do estudante.
É importante frisar que você deve dar preferência aos assuntos mais importantes, dando uma breve resumida em seu conteúdo, fazendo uma seleção do que pode ou não pode cair em sua prova. Nem todas as leis e artigos que estão ali vão cair em sua prova, então não é necessário que você saiba todo o Vade Mecum de cor.
Há, também, a possibilidade de estudar através do Site do Planalto. Lá você tem acesso à integralidade das leis e de fácil acesso ao seu conteúdo, basta ter internet e um computador. Você pode imprimir aquilo que consta no edital e fazer um livro ou uma pasta bem organizada e encadernada para tornar as coisas mais fáceis.
Assim, você pode estudar apenas aquilo que a sua banca vai cobrar, sem precisar perder tempo com outras matérias e/ou conteúdos, além de facilitar a sua vida, pois ali está o que consta no edital do seu concurso, fazendo com que o conteúdo fique de maneira compacta.
É importante colocar junto desta pasta o próprio edital do concurso em questão, de preferência na frente, assim você vai saber o que vai cair com mais facilidade. Também, fazer as suas próprias anotações e grifos daquilo que você acha que é mais importante, sempre de acordo com a banca, com o cargo, o conteúdo etc.
Outra maneira fácil de estudar é pegar os códigos avulsos, sem ser o Vade Mecum e estudar através deles, como, por exemplo: o Código Civil; o Código Penal; a Consolidação das Leis do Trabalho; o Código Tributário Nacional; o Código Militar etc.
Sempre procurar fazer da mesma forma, fazendo observações e grifando os assuntos e partes mais importantes.
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos”, “Educação Financeira”, “Recordar é Viver”, “Manual de Oratória”, “Lições para a vida” e “Inteligência e Gestão da Emoção”.
Francisney Liberato
Artigo
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com