Artigo
Os seus frutos
04 de Agosto de 2025 as 17h 16min
Fonte: Francisney Liberato
Dominar a nossa vida e as nossas emoções faz parte do plano de Deus para que tenhamos frutos imensuráveis.
Estamos nesta vida para viver, ser felizes e, ainda, gerar frutos para nós, para o nosso próximo, tudo de acordo com os princípios divinos.
Segundo a palavra de Deus, no livro de Gálatas 5:22-23, são destacados os frutos indispensáveis para cada ser humano contemplar uma satisfação pessoal e coletiva: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”.
Há um conjunto de qualidades relevantes para todo ser humano, conforme citado acima. Porém, não há como gerar frutos nesta vida se você não tiver domínio próprio ou autocontrole.
É uma missão bíblica direcionada a cada um de nós para que desenvolvamos a qualidade do autocontrole.
As qualidades supracitadas fazem parte da estrutura mental de Cristo, as quais também devemos ter refletidas em nossas vidas para que tenhamos sucesso e plenitude. Para conhecer um pouco mais da forma como Deus nos trata e nos ama, sugiro a leitura do meu livro “Singularidade”.
Os frutos do espírito servem como testemunho para cada cristão e, por intermédio deles estampados em nossas vidas, alcançaremos outros indivíduos para participar dessa oportunidade que reconstrói a nossa vida e a nossa forma de viver. Temos o propósito de lançar as sementes para que elas se desenvolvam e produzam frutos.
Quando temos hábitos desarrazoáveis, incompatíveis, negligentes ou que se desvirtuam dos frutos do espírito, temos, por consequência, a perda do domínio sobre nós mesmos.
No livro “Parábolas de Jesus” encontramos a seguinte citação: “O conhecimento experimental de Deus e de Jesus Cristo, a quem Ele enviou, transforma o homem na semelhança de Deus. Dá ao homem o domínio próprio, submetendo todos os impulsos e paixões da natureza inferior ao domínio das faculdades superiores da mente. Faz de seu possuidor filho de Deus e herdeiro do Céu. Leva-o à comunhão com a mente do Infinito e lhe abre os ricos segredos do Universo”.
Em outro trecho do livro, encontramos: “Pelo estudo da Palavra, suas forças mentais serão estimuladas a uma atividade fervorosa. Haverá expansão e desenvolvimento das faculdades, e a mente adquirirá capacidade e eficiência. Cumpre a todo o que quiser ser obreiro de Deus exercer o domínio de si mesmo. Isso efetuará mais que a eloquência ou os talentos mais brilhantes. A mente vulgar, se bem-disciplinada, realizará trabalho maior e mais elevado que o espírito mais altamente instruído, e que os maiores talentos, sem o domínio próprio”.
É nos dada a oportunidade de desenvolver os frutos do espírito, dentre os quais encontramos o autocontrole. Que possamos pedir e estar abertos para aprimorar o nosso ser, visando uma vida mais controlada, melhor e mais feliz.
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras. http://www.francisney.com.br
Francisney Liberato
Artigo
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com