Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 19 de Março de 2024

Menu

Artigo

Os desafios da advocacia

09 de Agosto de 2018 as 13h 04min

*Carlos Melgar – Advogado em Sinop

 

Já disse Sobral Pinto: A Advocacia não é profissão pra covardes!

Ainda me considero jovem advogado. A luta é diária, e valendo-me da máxima: “É um leão por dia”!

Não é fácil deparar-se com um mercado de trabalho, onde por vezes a sua pré-avaliação é feita pela “barba em seu rosto” ou “anos de janela”. Não raro na jovem advocacia encontrar dificuldades na conquista do cliente em razão da pouca idade. Mas aos poucos isso vem mudando. A Jovem advocacia vem se atualizando em ritmo frenético, em consonância com a rapidez que mudam as interpretações da nossa legislação.

O mercado é extremamente concorrido. A cada semestre novos profissionais são lançados nessa “selva” chamada advocacia.

Saímos da faculdade pensando estar aptos a qualquer desafio que a advocacia possa nos proporcionar. Ah, pobres de nós! Mal imaginamos que o que nos espera exige não só o conhecimento técnico. Exige também estratégia, organização, pulso firme, respeito, jogo de cintura, ética, paixão, paciência e resiliência! Dentre outros vários atributos que o dia a dia força o advogado a adaptar-se.

Somos passarinhos empurrados do ninho chamado faculdade. Temos asas pra alcançar voos tão altos que jamais imaginamos alcançar! E só há um jeito de aprender a voar: voando!

Na labuta diária enfrentamos os mais diversos desafios. O importante é sempre tentar manter-se atualizado às novidades legislativas, doutrinárias e jurisprudênciais. Mas principalmente, estar dentro do círculo advocatício. Estar sempre em contato com os colegas advogados inteirando-se das decisões, fazendo parcerias e principalmente estreitando laços de amizades!

Não raro enfrentarmos situações adversas em que nossas prerrogativas são violadas. Se eu pudesse dar um conselho, diria para Vossas Excelências jamais se calarem diante de uma afronta à violação do seu direito como advogado! Exija sempre respeito e sempre respeite o direito do próximo! Mas jamais abaixe a cabeça quando o seu direito de advogado for posto em cheque! Defender suas prerrogativas te fará um grande advogado! Jamais tenha medo de represálias! Trabalhe dentro da legalidade e por mais que às vezes desconfie do amparo da Ordem, esteja ciente que os representantes da OAB se dispuseram a ocupar seus cargos por livre e espontânea vontade para te amparar! Exija sempre o amparo da Ordem!

Jamais pense que a advocacia te fará rico da noite pro dia. O trabalho duro, persistência e principalmente qualidade de serviço te abrirá portas! O cavalo uma hora passará em sua frente. Restar saber se você está apto a montá-lo. Se você deixá-lo passar, seu colega do lado pode de imediato pular em cima da sela. Não perca a oportunidade!

Faça jus a posição que ocupa! Somos indispensáveis à administração da Justiça (se o STF ainda não mudou esse entendimento, rs). Brincadeiras à parte, retribua à sociedade de alguma forma aquilo que ela lhe oferece.

Por fim Excelências. Mantenha sempre a lealdade e transparência para com os seus clientes. E para amenizar nosso maior desafio que é a morosidade na prestação jurisdicional, “barriga no balcão” dos fóruns e tribunais! Parafraseando um grande causídico amigo meu: advogado não tem vida, tem prazos!

 

*Carlos Melgar é advogado, membro do IAMAT, Assessor Jurídico do Município de Sinop/MT, empenhado em causas ligadas à advocacia e atuante em atividades filantrópicas no município.

Dr. Carlos Melgar

Geral

Advogado em Sinop.