Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Artigo

O que é a sindrome de Burnout?

09 de Julho de 2021 as 18h 27min

Também conhecida como Síndrome do fósforo queimado. A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.

Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e de trabalho e é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores.

Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico constante.

A tendência é que a síndrome de burnout se torne cada vez mais comum, sendo que seu diagnóstico é realizado por meio de uma consulta médica.

 

O que causa A sindome de Burnout?

A principal causa do Burnout é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

 

Quais os Sintomas?

Segundo pesquisa feita em 2018 pelo ISMA-BR, 72% dos brasileiros são vítimas do estresse e, entre eles, 32% sofrem com a síndrome de burnout. Entre os sintomas causados por esse distúrbio, estão:

Sintomas físicos:

frequentes dores de cabeça;

mudança de apetite — ausência ou excesso;

insônia;

problemas de concentração;

fadiga;

pressão alta;

dor muscular;

gastrite;

alteração nos batimentos cardíacos;

lapsos de memória,

cansaço excessivo.

 

Sintomas emocionais:

insegurança;

sensação de fracasso;

cansaço excessivo;

frequente negatividade;

sentimento de derrota;

desesperança;

mudanças de humor repentinas;

isolamento;

ausência do trabalho;

irritabilidade;

ansiedade;

baixa autoestima.

 

Como Funciona o Tratamento?

O tratamento do distúrbio pode ser feito com medicamentos, mas, no geral, a síndrome de burnout requer acompanhamento médico e psicoterapia. A assistência psicológica é muito importante, pois o terapeuta ajuda o paciente a encontrar estratégias para combater o estresse. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

Se precisar de ajuda procure seu Medico.

Agende um atendimento, Não atrase o cuidado com a sua saúde mental!

*Dr. Kristian Barros, médico e ex-secretário de saúde de Sinop.

Dr. Kristian Barros

Artigo