Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 02 de Agosto de 2025

Menu

Artigo

O melhor secretário de Agricultura

25 de Julho de 2022 as 11h 03min

Afastado da função desde o começo de abril, Silvano Amaral continua respondendo pelos seus feitos na Secretaria Estadual de Agricultura Familiar. Durante o evento político realizado na última sexta-feira (22), que marcou o lançamento da pré-candidatura a deputado federal de Juarez Costa (MDB), parte dos rapapés foi endereçada a Silvano.

Na plateia estavam prefeitos e vereadores de 115 municípios. Alguns deles fizeram questão de enaltecer o trabalho de Silvano frente à secretaria. A deputada estadual, Janaina Riva (MDB), que na prática é uma fiscal de Silvano, disse que ele foi “o melhor secretário de agricultura da história de Mato Grosso”.

É bem verdade que os presentes no evento eram aliados políticos – ou pelo menos apoiadores – da candidatura de Silvano Amaral, que vai disputar a reeleição na Assembleia Legislativa. O ambiente era favorável ao elogio. Mas ele poderia simplesmente não vir. Ou, não ser tão intenso quanto foi. Muitas deferências foram dirigidas a Silvano, especificamente sobre a sua atuação na secretaria de Agricultura.

Arrisco dizer que a ênfase só não foi maior porque o evento era do Juarez. Toda vez que o deputado federal enchia a boca para falar que conseguiu uma patrola ou um caminhão para uma cidade – comemorando com o político daquela localidade - na verdade Juarez falava do trabalho de Silvano. Na contabilidade do próprio Juarez, ele viabilizou em recursos durante seu mandato R$ 688 milhões. Destes, R$ 414,7 milhões saíram dos cofres do governo do Estado de Mato Grosso. Não preciso dizer que Juarez é deputado federal, então a sua jurisdição é o orçamento da União.

Mérito para Juarez que conseguiu articular e colher o resultado político. Mas enquanto o artista toca e é aplaudido pelo público, tem alguém na coxia com as costas doendo, pronto para carregar o piano.

Jamerson Miléski

O Observador