Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 13 de Junho de 2024

Menu

Artigo

O líder pessoal

Seja pessoal, seja empático, se importe com o seu próximo.

27 de Maio de 2024 as 11h 23min
Fonte: Francisney Liberato

Um líder deve ser um ser humano que saiba se relacionar com outros indivíduos dentro da organização e que tenha competência para assumir tal posto. O líder deve ter jogo de cintura e traquejo na lida com qualquer pessoa.

O líder impessoal é aquele que está distante dos seus colaboradores, que age de forma fria, que não se importa com o que cada ser humano pensa ou possui, apenas quer o seu resultado. Ele é um agente formal, que não se preocupa com os seus servidores.

Já o líder pessoal é aquele que tem proximidade com cada colaborador, está presente e disposto a atender e ouvir os demais empregados, que se preocupa individualmente com cada um, pois sabe que um colaborador feliz gerará excelentes resultados. Ele sabe lidar com o ser humano e não com números.

Diante do cenário do mundo atual, desde 2019, devido à pandemia ocasionada pela Covid-19, temos constatado muito desemprego, as pessoas tiveram que trabalhar no sistema home office, de forma abrupta; diuturnamente tivemos que conviver com os familiares; os efeitos psicológicos e emocionais negativos provocados por esse vírus, enfim, estamos mais distantes fisicamente, mas não podemos ficar distantes mental e emocionalmente.

Como já citado, o número de desempregados aumentou significativamente, as economias dos países estão deficitárias, dentre outros fatores negativos.

É nesses momentos de adversidades e dificuldades que deve surgir o líder pessoal e não aquele líder impessoal, visto que as pessoas querem ter um contato maior, mesmo que seja a distância, devido ao “novo normal”, ocasionado pela pandemia, que tem matado a motivação e a esperança de muitos seres humanos.

É inconcebível que em momentos como esses ainda existam líderes impessoais, os quais não se esforçam para estar próximo dos seus liderados e, pior ainda, quando é para demiti-lo, ao invés de ligar e fazer uma videochamada ou presencialmente se for possível, apenas emite um comunicado eletronicamente, via e-mail, informando da decisão da empresa.

Não faça isso! Tenha amor e compaixão pelo ser humano. Seja assertivo. Seja empático. Avalie a questão da pandemia. Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.

É necessário para o mundo moderno que tenhamos pessoas mais engajadas com os propósitos da entidade, mas não se esqueça de liderar com o coração e de olhar com atenção para os seus. O líder pessoal é um meio de superar essas dificuldades, o que tem um enorme impacto nos demonstrativos contábeis, resultados e geração de empregos.

Seja um líder pessoal!

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida”, “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos”, “Educação Financeira”, “Recordar é Viver” e “Manual de Oratória”.

Francisney Liberato

Artigo

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com