Artigo
O estoque do autocontrole
Tenha consciência do seu estoque de autocontrole diário e remaneje suas decisões de forma inteligente
26 de Junho de 2023 as 10h 32min
Quando falamos sobre estoque, nos referimos ao montante comum que existe em todos os lugares. Se você olhar a sua despensa da cozinha, você saberá a quantidade de creme de leite existente.
O estoque funciona basicamente assim: saldo anterior, acrescentando o que foi adquirido, diminuindo o que foi utilizado, só então teremos o saldo, o também chamado estoque final. Você pode fazer essa analogia com o estoque de qualquer produto, como no exemplo do creme de leite.
Em outras palavras, quanto mais utilizamos o nosso estoque de produtos, consequentemente, o estoque final será menor ou, quem sabe, até se esgotará.
Compare ainda com o carregamento da bateria do seu celular: se você deixou a noite toda carregando, pela manhã a bateria estará em 100%. Com a utilização do aparelho, haverá um consumo de bateria, como, por exemplo, chegando ao meio-dia, é provável que tenhamos uma carga aproximada de 50%, se avançamos à tarde e chegamos à noite, é provável que teremos a utilização de quase 100% da carga, nessa situação, é indispensável que recarreguemos a bateria, se quisermos ainda usufruir das funcionalidades do aparelho.
No caso da despensa, onde temos estoque de creme de leite, e considerando ainda o exemplo do aparelho celular, da questão da sua bateria, temos a seguinte informação: quanto mais usamos, mais gastamos. Se quisermos utilizar novamente, é necessário adquirir novos produtos ou repor a carga necessária.
Assim também é com o nosso autocontrole. Começamos pela manhã com uma carga de controle 100%, na hora do almoço essa carga é reduzida para 50%, e à noite a uma carga de quase 0%.
O que isso quer dizer? Que devemos organizar a nossa forma de trabalhar, pensar e decidir, para que estejamos em consonância com o estoque de autocontrole. Decisões mais complexas e de difícil solução, devemos remanejá-las para o período da manhã, aquilo que tem uma relevância mediana deve ser decidido à tarde, e as que têm pouca relevância poderão ser decididas à noite.
Caso realize reuniões o dia todo, é preferível colocar as reuniões complexas pela manhã e as menos complexas à tarde.
Um detalhe muito importante é o seguinte: não gaste o seu autocontrole com questões irrelevantes e sem valor.
Como o autocontrole é uma energia esgotável, é necessário que readequemos a nossa forma de trabalhar e decidir, considerando o estoque de autocontrole. Agindo assim, é provável que teremos as decisões mais assertivas para a nossa vida, para a nossa família, para o nosso trabalho e para os nossos relacionamentos.
No site da “Superinteressante” temos a seguinte conclusão de uma pesquisa: “Se o professor Baumeister estiver certo, e o nosso autocontrole for limitado, eis aí a primeira técnica para melhorar seu desempenho. Bastaria aprender a gastá-lo o mínimo possível no dia a dia para poder lançar mão dele no que realmente importa. Por isso, use-o com parcimônia. Por exemplo, se no trabalho você gasta o seu autocontrole tentando evitar brigas com aquele seu colega folgado, é possível que de noite você não consiga resistir à porção de uma carne gordurosa no bar. Você simplesmente gastou toda a disciplina que tinha disponível”.
O interessante é saber que todos os dias podemos renovar a nossa carga de autocontrole, desde que tenhamos um descanso e uma mente equilibrada. Descanse e renove as suas energias. Foque no presente, e isso facilitará as questões conflitantes. Descanse e reponha as suas baterias todos os dias.
Vale a ressalva de que se treinarmos a nossa mente podemos aperfeiçoar o nosso controle, fazendo com que ela tenha domínio em todos os períodos e momentos da nossa vida, e, com motivação, não deixará que diminuamos ou esgotemos o autocontrole.
Saiba utilizar o seu autocontrole com questões relevantes e importantes. Não se envolva com questões pequenas, as quais desgastam a nossa energia. Aprenda a relaxar e a descansar, porque assim você terá um novo estoque de autocontrole todas as manhãs.
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro” e “Vade Mecum: Tribunal de Contas de Mato Grosso”.
Francisney Liberato
Artigo
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com