Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 06 de Maio de 2025

Menu

Artigo

O Agro Mato-Grossense Pelos Olhos da Noruega

Ciência, Sustentabilidade e Potencial Global

05 de Maio de 2025 as 08h 25min
Fonte: Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa

Nas últimas semanas, Mato Grosso foi palco de uma intensa e estratégica agenda internacional, a qual tive a honra de co-organizar. Recebemos uma delegação da Norwegian University of Life Sciences (NMBU), referência global em ciência e robótica aplicadas ao agro. Vindos de um país mais de duas vezes menor que o nosso estado, os pesquisadores ficaram impressionados com a grandiosidade de Mato Grosso: um território de potência agroindustrial que alia volume, rigor técnico e respeito ambiental.

A delegação conheceu uma amostra da nossa produção de grãos, fibras e biocombustíveis, conduzida conforme uma das legislações ambientais mais exigentes do mundo — o Código Florestal Brasileiro. Tiveram acesso à nossa ciência em ação, em diálogo com pesquisadores da UFMT e IFMT, com políticas públicas da SEDEC e SECITECI, e com empresas que unem inovação e sustentabilidade.

Um dos destaques da programação foi o Seminário Conexão Agro Ciência MT–Noruega, na FAMATO, que coordenei ao lado da Profa. Dra. Aline Regina Piedade e dos estudantes da LIDA/UFMT, com apoio do AgriHub e da NMBU. O evento, parte do MT+Agro Academy, reuniu mais de 120 participantes e deixou evidente: Mato Grosso está pronto para integrar parcerias internacionais focadas em inovação e sustentabilidade, que promovam a reputação baseada em ciência e a imagem do nosso setor agroindustrial.

Apesar dos desafios logísticos e da falta de mão de obra qualificada, seguimos avançando como referência global. Parcerias como essa com a Noruega aceleram o desenvolvimento de tecnologias que fortalecem a eficiência e a sustentabilidade do nosso agro.

Meus colegas noruegueses voltaram com uma nova visão: Mato Grosso é gigante em território, produção e capacidade de gerar impacto positivo no mundo.

Seguimos firmes na missão de conectar ciência, setor produtivo e políticas públicas para um agro cada vez mais inovador, sustentável e respeitado globalmente.

 

*Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa, PhD em Ciências Agrícolas (Universität Hohenheim), professor e pesquisador da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT, consultor e palestrante.

Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa

Opinião

*Prof. Dr. Lucas Oliveira de Sousa é PhD em Ciências Agrícolas pela Universität Hohenheim, Mestre em Economia Aplicada pela UFV, Bacharel em Gestão do Agronegócio pela UFV, Professor da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT.