Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Artigo

MDB fará pleito regenerativo

01 de Março de 2024 as 15h 16min
Fonte: Jamerson Mileski

Não esperem por protagonismo do MDB de Sinop nas eleições de 2024. O partido, que liderou a cena local entre os anos 2009 e 2016, encolheu no último pleito municipal, elegendo apenas um vereador e engolindo a seco a derrota do seu principal expoente, o deputado federal Juarez Costa, na tentativa de retorno ao posto de prefeito. Ciente do seu momento, mas ainda com quadros importantes, o MDB de Sinop se prepara para fazer uma eleição “regenerativa” em 2024.

É dado como certo que Juarez Costa não será candidato a prefeito. Ele deve seguir na Câmara Federal, onde encontrou seu espaço de relevância política. Como não terá um candidato a prefeito, o MDB local busca um lugar para se encaixar e exercitar a sua política.

Quem está à frente do partido, coordenando esse processo, é o ex-vereador José Pedro Serafini, o Pedrinho. Ele vem aproximando a sigla do atual prefeito e candidato a reeleição, Roberto Dorner (PRB). A conversa é de que, até o momento, o MDB estará com Dorner no pleito desse ano, sem muitas exigências.

O MDB pediu a oportunidade de indicar um vice-prefeito para Dorner, mas já estabelece que essa será uma escolha pessoal do prefeito – que não tem um bom histórico com vice. A sigla também se dispõe a recepcionar um vice que seja indicado por Dorner, filiando-o ao partido. Nesse campo, um possível nome é do ex-senador e médico, Jorge Yanai, hoje no Podemos, que assim como Juarez, foi adversário de Dorner em 2020.

Na sua lista, o MDB tem Fábio Xingú o ex-vereador José Carlos Ramalho, da Amazônia Seguros, apontados como possíveis parceiros de Dorner na majoritária.

O MDB também pediu para fazer parte da próxima gestão. Não exigiu nenhuma secretaria em específico, mas declarou a vontade de compor. Segundo Pedrinho, além de somar com a administração municipal, essa é uma forma de exercitar e fortalecer os quadros do partido.

O processo de regeneração do MDB também passa pela proporcional. O partido está montando uma chapa sólida para disputa de vereador. Antigos militantes da sigla e novos recrutados compõem um grupo que já tem 21 membros. Ainda faltam lideranças femininas nesse time. Caso consiga abocanhar uma boa fração das cadeiras do legislativo municipal, o MDB pretende voltar à essência do modelo partidarista, trazendo os vereadores para atuar como uma “bancada partidária” – estilo que consagra o MDB nacional.

Para campanha de vereador o MDB deve contar com uma boa estrutura custeada com o fundo eleitoral. O partido terá a 5ª maior fatia do recurso. Serão R$ 410 milhões para bancar campanhas em todo país. Ainda não se sabe quanto virá para Mato Grosso ou para Sinop. O tamanho do “bônus” passa inclusive pela articulação de Juarez.

Por fim, o que o MDB galga ao apoiar Dorner é uma contrapartida para a eleição de 2026, tanto no projeto de reeleição de Juarez, como no endosso de uma candidatura da sigla para deputado estadual. O MDB não pediu exclusividade nesse apoio, podendo Dorner ter o seu preferido.

Essa manobra que o MDB vem operando para o pleito de 2024 visa corrigir a “adubação” desse solo político. Juarez se tornou uma árvore de copa grande e ninguém vingou bem à sua sombra. Não é diferente do que ocorreu com o antecessor dele no executivo municipal, Nilson Leitão. Assim como o PSDB encolheu pós-Leitão (e se acomodou com Dorner para se regenerar), o MDB faz o mesmo movimento. Fazer política do lado de dentro é mais fácil e resolutivo do que do lado de fora. É melhor ter um pedaço do bolo do que ficar do lado de fora da festa reclamando da forma como é fatiado.

Na política, assim como na natureza, o lema é adapte-se ou morra. Se o rabo ficou preso, é melhor sacrificar a ponta e esperar crescer uma nova. Quem sabe até de outra cor.

Jamerson Miléski

O Observador