Artigo
IGP-M em queda! Nos últimos 12 meses a variação ficou negativa!
07 de Julho de 2023 as 14h 12min
O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), índice de inflação que tradicionalmente é feito os reajustes nos valores de aluguel e também muito frequente nas transações de compra e venda no mercado imobiliário, como taxas de juros em financiamento de imóveis, encerrou junho/2023 com queda de quase 7%, mais precisamente - 6,86% acumulado nos últimos 12 meses.
Junho foi o terceiro mês consecutivo que o índice ficou negativo e de acordo com o FGV (Fundação Getúlio Vargas), significa que todos os contratos de aluguel que completaram ou estão completando 12 meses nesse período, não sofrerão os reajustes, os valores continuarão os mesmos por pelo menos mais um ano.
Vale ressaltar que lá na pandemia, foi o oposto, o IGP-M foi um disparo total, vocês lembram? Chegando a 30% e causando muitos transtornos, quem pagava uma parcela valor “A” foi para “H”, foi um momento em que clientes e empresas precisaram entrar em acordo com o alto índice na “época” quem nem faz tanto tempo assim, dois anos aproximadamente.
Essa queda é uma boa notícia para quem paga aluguel, também para quem está pagando financiamento, evitando assim os temidos acréscimos, digamos que é bom para dar uma respirada financeiramente.
E cá entre nós, é muito difícil fugir do IGP-M, mesmo não sendo algo “obrigatório”, a maioria dos contratos imobiliários seguem esse índice, é bem comum no nosso dia a dia.
Entenda um pouco mais sobre o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).
O IGP-M funciona como um termômetro da economia nacional a cada mês.
É um indicador financeiro fundamental para a economia brasileira e seus diferentes setores, como o imobiliário. Ele é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e utilizado como principal referência para realizar os reajustes dos contratos de aluguel.
*Daniele Sanção é Jornalista e Corretora de Imóveis.
Daniele Sanção
Artigo
*Daniele Sanção é Jornalista e Corretora de Imóveis.