Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 14 de Julho de 2025

Menu

Artigo

Em paz

Se O buscarmos em todos os momentos de nossa vida, é certo que teremos paz e a ansiedade será bem administrada.

14 de Julho de 2025 as 11h 05min
Fonte: Francisney Liberato

Como lidar com a ansiedade? Eis uma tarefa muito difícil de controlar; na teoria, até parece fácil, mas, na prática, vejo que não é bem assim. Vou lhe ensinar mais uma técnica que desenvolvi para os momentos em que tive ansiedade. Venha comigo!

Ansiedade é um fator emocional e psíquico do ser humano. Até dizemos e ensinamos nas palestras, sessões de coaching, mentoria e eventos que devemos controlá-la, a fim de sanar esse distúrbio que persegue a vida de muitos indivíduos. Porém, infelizmente, isso está atrelado ao mal do século.

Entendo que o fator da crença religiosa ajuda, e muito, no tratamento da ansiedade. A ideia de que temos um Deus que nos ama, que é o nosso pai, que cuidará de nós, apesar dos dissabores desta vida, nos eleva a um outro patamar, qual seja, ao da esperança. Viver sem esperança nos atola nessa celeuma da ansiedade; por outro lado, a esperança nos dará força de vontade para enfrentá-la e, então, continuar a nossa jornada.

Creia em Deus. Tenha fé! São ingredientes que não nos custam nada e nos dão substâncias extras para o tratamento e a cura da ansiedade. Se cremos que Deus é onipotente e o seu poder pode resolver quaisquer obstáculos desta vida, não resta dúvida que Ele pode te curar e te restabelecer.

Como podemos alimentar esse desejo em nossas vidas? É mediante a comunicação. Comunicarmo-nos com Deus por intermédio da oração, que nada mais é do que conversar e dialogar com Deus e Jesus, como se fosse um amigo mais chegado do que um irmão. No livro de Mateus 6:7-13, encontramos a oração padrão de Deus para nós: “Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. [Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!]”.

Com a leitura rotineira e sistemática da Bíblia, palavra e revelação de Deus para nossa vida e para a raça humana, frequentando um templo religioso, nós verdadeiramente aplicamos o significado dessa palavra, que é a de religar o humano a Deus, é aproximar, é ter um contato íntimo e genuíno com o nosso Pai Celeste.

Caro amigo, se estamos com ansiedade, a nossa tendência é que fiquemos mais agitados e acelerados, sobretudo no período noturno. Com os ensinamentos que expus, posso lhe dizer que é mais uma técnica que pode te ajudar a superar essa dificuldade.

Em quase todas as noites nas quais me encontro mais agitado e ansioso, tenho feito a leitura da Bíblia, especificamente em Salmos 4. Vejo que esse Salmo tem um poder grandioso no que tange à gestão da ansiedade. Ao ler, fico imaginando a vida do seu escritor, o Rei Davi, que era perseguido e tinha uma nação para administrar; creio que ele deve ter passado por problemas muito maiores do que os nossos.

Esses pensamentos entram em minha mente nesse momento de leitura. O meu problema da ansiedade não pode ser maior que os do Rei Davi. E, nos Salmos, o rei gera convicção e certeza de que a segurança vem de Deus ao deitar-se, pois ele dormia em paz.

Para quem tem ansiedade, o remédio que mais se procura é a paz. Você não pode terminar a leitura deste texto sem refletir nas palavras de Salmos 4. Vejamos: “Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração! Homens poderosos, até quando vocês vão me insultar? Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades? Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele; o Senhor me ouve quando eu o chamo. Tremam de medo e parem de pecar. Sozinhos e quietos nos seus quartos, examinem a sua própria consciência. Ofereçam sacrifícios como o Senhor exige e ponham a sua confiança nele. Há muitas pessoas que oram assim: ‘Dá-nos mais bênçãos, ó Senhor Deus, e olha para nós com bondade!’. Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura. Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança”.

Há duas canções que aprecio muito para esses momentos de ansiedade. A primeira é a música “Estou Em Paz”, do grupo Novo Tom, que diz: “Entrega teu caminho ao Senhor. Confia Nele e o mais Ele fará. É esse o sucesso verdadeiro (Sucesso verdadeiro). Estar no mundo, mas em Deus confiar. A glória dessa terra é passageira. A vida passa e tudo o que ela traz. Não temo o futuro. Pois tenho Deus comigo. Pode cair o mundo. Estou em paz”. A segunda canção é do Ministério Jovem, que também nos gera tranquilidade e paz: “Em paz eu vou. Ouvi a voz de Deus. Em paz eu vou, estou feliz. Achei abrigo em Sua casa. Em paz estou com meu Jesus. Achei abrigo em Sua casa. Em paz estou com meu Jesus”.

Ao invés de tomar remédios controlados, temos uma alternativa que pode nos ajudar a superar a ansiedade. Eu fiz o teste e posso comprovar para você que passei a ter noites melhores e mais tranquilas, pois o Senhor nos concede guarida e segurança contra os nossos medos, ansiedade e temores desta vida.

Todas as noites diga para Deus e para você: em paz eu me deito e logo durmo como um bebê, pois Deus me guarda em segurança.

 

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras. http://www.francisney.com.br

Francisney Liberato

Artigo

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com