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Eleitor é cliente e patrão

29 de Janeiro de 2021 as 15h 31min

A renovação no legislativo ficou clara nas ultimas eleições, e, em varias cidades a população decidiu por trocar seus representes. Essa tendência se iniciou no ano de 2016 e já em 2018 nas eleições estaduais, muitos deputados foram demitidos pelo povo. A demonstração de descontentamento ficou clara nas urnas, quando o povo procurou por novos nomes que os representasse da forma que eles esperavam.

Muitos me perguntam qual o motivo dessa renovação e também os fatos que levam alguns vereadores a perderem tantos votos de uma eleição para outra. Pois bem, posso dizer que existem varias circunstâncias que podem levar o vereador a fracassar nas urnas, mas três delas são fatais:

1. Definição do Eleitor;

2. Presença;

3. Comunicação;

Sabemos que a eleição para vereador sem duvida, é a mais difícil. Uma eleição proporcional depende de muitos fatores, o primeiro é a escolha do partido. Com as novas regras, vários partidos pequenos passaram a ter chances de eleger seu representante, mesmo que com poucos votos. O número de candidatos aumentou e muito, fazendo com que a população tenha novas opções. Dessa forma os votos foram diluindo e a briga ficando mais apertada. Podemos observar ainda, a onda de renovação, essa por sua vez teve forte influência e deu animo aos novos concorrentes e prejuízo aos vereadores com mandato que não fizeram a lição de casa.

Uma campanha pode ser bem ou mal sucedida, devido um conjunto de ações, mas nesse momento quero me ater aos três pontos que julgo cruciais para o sucesso ou fracasso nas urnas dos vereadores com mandato.

Saber quem são seus eleitores e onde eles estão é o primeiro passo para iniciar os trabalhos. É necessário definir bem suas bases e essa definição pode ser por segmento ou região. Estamos tratando de uma campanha proporcional, onde o candidato não precisa de todos os votos da cidade, e sim o suficiente para ser eleito.

Estar presente em suas bases eleitorais, entender o que os seus seguidores precisam, lutar por eles é o mínimo que o vereador deve fazer. Muitas vezes as pessoas só querem atenção, querem ver e sentir a presença do vereador no bairro ou em sua comunidade, tomar aquele café e que isso não seja apenas no período de campanha.

Quantas vezes um vereador eleito ligou para seus eleitores e perguntou como ele está ou o que ele precisa? “Eleitor é cliente e patrão ao mesmo tempo”.

Comunicar-se com o eleitor é fundamental, as pessoas precisam conhecer as suas lutas e bandeiras. Para o sucesso existir o eleitor precisa saber das ações realizadas pelo vereador e todo seu plano futuro. E claro, isso, precisa ir de encontro com as necessidades deles, individuais e coletivas. Hoje existem muitas formas de se comunicar, via redes sociais, whatsapp, através os meios tradicionais, como TV, rádio e sites de notícias.

Agora tão importante quanto fazer a comunicação é saber de que formar fazer, e qual o meio deve ser usado. Enviar mensagens de whatsapp, lotar as redes sociais de conteúdo ou encher as caixas de correio apenas no período eleitoral não são ações suficientes para eleger um vereador.

O eleitor mudou, as eleições mudaram e os políticos precisam mudar. A falta de identificação do seu publico, a ausência do candidato com seu eleitor e as falhas de comunicação são fatores que vão levar ao fracasso nas urnas.

O eleitor está cada dia mais exigente, por isso os políticos precisam estar sempre atentos as mudanças de pensamento e necessidades dos eleitores, sejam elas individuais ou coletivas. O candidato que mantém suas bases ativas, bem informadas e cuidadas, sem duvida larga muito na frente na corrida por uma cadeira no legislativo.

Eleitor precisa ser cuidado, lembrando e informado, eleitor é cliente e patrão ao mesmo tempo.

 

*Victor Medina é Consultor de Marketing Político.

Victor Medina

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