Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Menu

Artigo

Como superar imprevistos?

11 de Agosto de 2021 as 11h 12min

A nossa vida se parece com uma montanha-russa, ora estamos por cima, já em outros momentos, estamos por baixo. Tudo muda. Tudo oscila. Há imprevistos. Nem sempre o que planejamos efetivamente acontece.

Como ter o controle da vida? Como lidar com as perdas? Como superar a ausência de pessoas que tanto estimamos? Você é um indivíduo que consegue superar?

Infelizmente, não temos o controle do que acontece fora de nós. Mal conseguimos controlar as nossas atitudes e pensamentos, imagine controlar cenários, pessoas, coisas etc. que surgem na vida? Isso é praticamente impossível.

Por outro lado, também não podemos pensar, que por não deter o controle de tudo, que deixaremos de organizar e planejar a nossa existência. Jamais!

Que imprevistos seriam esses? O imprevisto de perder o emprego. O imprevisto de não ter recursos suficientes para quitar as contas do mês. O imprevisto de ser acometido por uma doença. O imprevisto de perder um ente querido. O imprevisto de perder o controle em uma discussão. O imprevisto do divórcio. O imprevisto de não querer mudar o nosso ser. O imprevisto de não prever o futuro.

Percebam que ninguém aprecia ter imprevistos na vida, entretanto, por não termos o controle de nenhum minuto a nossa frente, é certo que teremos dificuldades e sofreremos com esse cenário.

Se em uma vida planejada e organizada, ocorrem muitos imprevistos que nos tiram do sério, imagine se não houver toda essa orquestração? A vida seria mais difícil e a todo momento estaríamos como bombeiros, apenas apagando fogo.

Como superar ou passar por esses imprevistos com o menor impacto possível em nossas vidas? Como sofrer menos? Como vencer os problemas com a cabeça erguida? Como não se entregar a essas situações?

Tenha uma mentalidade e pensamentos positivos. Lembre-se que as coisas boas e ruins da nossa vida, passam. Sendo assim, devemos fazer a nossa parte, ter paciência, e mais, termos pensamentos positivos de que tudo vai passar, ou seja, “o final será feliz”.

A ideia de termos pensamentos positivos é no intuito de ensinar ao nosso cérebro que os problemas e as dificuldades acontecem na vida de todos, porém, nós somos capazes de superar e continuar a nossa jornada nesta vida. Prossiga para o alvo!

Aprenda com os problemas do passado, e claro, tente não errar novamente. Busque na sua memória, quais os problemas pretéritos você conseguiu superar e observe que por isso está vivo neste momento. Se no passado você teve a capacidade de dirimir os dilemas, é certo que hoje não será diferente. Tire sempre algo positivo de fatos negativos.

Quando há problemas, é comum, infelizmente, os pensamentos negativos invadirem o nosso ser. Diante disso, não devemos ficar desanimados e desmotivados, do contrário, ficaremos “sem chão”.

Nessa situação, não adianta nada ficar pensando o que poderia ou deveria ter feito antes que acontecesse o problema, pois já basta os pensamentos negativos repetitivos que surgem inevitavelmente em nossas vidas.

Foque naquilo que você pode fazer hoje, isto é, no presente. Pense em algo que repercutirá positivamente no seu futuro. Se fracassou na prova, pense em organizar os estudos e dedicar-se mais a ele, e não remoer os erros de questões pela falta de atenção na prova.

Ocupe a mente e a sua agenda. Já que o fato negativo ocorreu, não “morra” por isso. Pensamentos vazios não são salutares para sanar essa dificuldade momentânea, sendo assim, ocupe sua cabeça com atividades físicas, passear, ler um bom livro, assistir filmes e seriados, enfim.

Se há necessidade de conversar e trocar ideias com pessoas que desejam o seu bem, faça isso. Abra a sua boca e o seu coração para pessoas confiáveis. Se ainda não resolver, não resista em buscar ajuda com profissionais especializados.

Quanto mais rápido formos na superação desse cenário caótico, melhor será para a nossa vida. Se delongarmos em resolver isso, mais difícil e desgastante será para todos os envolvidos.

Seja resiliente! Saiba que os imprevistos são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento humano. Resista às adversidades da vida, e volte para o seu estado normal e estável.

 

*Francisney Liberato Batista Siqueira é auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Francisney Liberato

Artigo

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com