Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 16 de Agosto de 2025

Menu

Artigo

Combata o inconsciente

17 de Novembro de 2022 as 16h 27min

Saiba seus limites e tome consciência de seus impulsos; só assim, é possível não ser refém das circunstâncias.

Temos em nosso cérebro duas partes, as quais são divididas, e chamadas consciente e inconsciente. É necessário trabalhá-las de maneira inteligente, de modo que reflitam resultados satisfatórios em nossa vida.

A parte consciente é organizada e processada pelo hemisfério esquerdo do cérebro, a qual é denominada parte racional. Nessa parte, as informações são organizadas de forma presente e consciente. É o nosso modo realista de entender as coisas.

Já a parte inconsciente, conhecida como subconsciente, às vezes, é de difícil compreensão devido ao fato de não termos o total domínio sobre ela. São informações e conteúdos psíquicos que estão fora da nossa consciência.

Podemos dizer que o consciente é aquilo que é conhecido e o inconsciente, aquilo que não conhecemos, ou aquilo que desprezamos.

Quando estamos tratando do autocontrole, entendemos que a parte consciente é mais fácil de administrar, pois temos maior probabilidade de controlá-la. Porém, a parte inconsciente são aquelas coisas mais difíceis de identificar, e estão constantemente pulsando em nossa cabeça fazendo com que tomemos decisões inadequadas para nossa vida.

Pode ser que, pelo inconsciente, tomemos decisões incoerentes ou erradas, uma vez que não o entendemos por completo. Perceba que há um conflito entre as duas consciências, por isso, é importante tentar compreendê-las. Já percebeu que, às vezes, tomamos decisões e depois nos arrependemos, e ficamos nos culpando por agir daquela maneira?

Uma dica muito simples baseia-se no significado do autocontrole: é necessário lutar contra as tentações da mente, para evitar que no futuro elas se tornem ações e hábitos enraizados no nosso comportamento.

É necessário combater os impulsos psíquicos tanto do ponto de vista da consciência quanto da inconsciência. Quanto mais resistimos às tentações, maior será o domínio sobre nossos limites.

Francisney Liberato

Artigo

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com