Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 18 de Maio de 2024

Menu

Artigo

Chegue cedo

Somos vitrines, expostos à avaliação do nosso público. Ser organizado com o horário lhe trará, além de boa impressão, um bom exemplo a quem te segue

13 de Maio de 2024 as 13h 58min
Fonte: Francisney Liberato

Quando você é convidado para ministrar uma palestra, é de suma importância prezar por chegar com antecedência no lugar reservado para o evento.

Por que é preciso chegar cedo? O palestrante jamais deverá chegar depois dos seus ouvintes, isso demonstrará descompromisso e falta de educação com os presentes. É o mesmo de você convidar alguém para ir à sua casa e chegar depois do convidado. Você é o anfitrião, portanto precisa estar presente para receber os seus convidados ouvintes. As pessoas vão ao evento com o intuito de absorver o máximo das falas dos palestrantes.

A necessidade de chegar cedo no ambiente da palestra serve, também, para você testar o microfone, o computador que será utilizado, o passador de slides, o som que reproduzirá os vídeos. Analisar o espaço por completo, observar a acústica do salão, verificar a disposição das cadeiras, analisar os acessórios que serão utilizados na palestra, se porventura houver, como, por exemplo, flip chart, pincel e afins. Perceba que são cuidados indispensáveis para qualquer orador organizado.

Além disso, chegando cedo, você pode até “quebrar o gelo” conversando com os participantes do evento. Isso vai transparecer uma imagem positiva e humanizada de você, enquanto palestrante.

Quanto tempo devo chegar antes do início da minha palestra? Sugiro que você chegue pelo menos 30 minutos antes da sua palestra. Caso o evento seja uma sucessão de palestras e antes de você falar não haja intervalo, é indispensável chegar no horário sugerido pelos organizadores. Para não ter nenhuma dúvida, chegue antes de o evento começar.

E se eu não conseguir chegar cedo? Conforme já mencionado, chegar atrasado demonstra para os participantes que você é uma pessoa desorganizada. Você até pode ser um palestrante renomado, contudo, é provável que esse evento gere efeitos negativos, visto que ninguém gosta de esperar.

Não chegar cedo vai lhe trazer muita ansiedade e aflição, além de lhe colocar na zona de risco de algum imprevisto atrapalhar a sua apresentação, seja, por exemplo, com o som cheio de ruídos, dentre outros imprevistos que poderão ocorrer.

O orador passa uma imagem para o seu público. Saiba que você passa uma imagem para seus ouvintes, e que tipo de imagem você deixará registrado? De um palestrante organizado ou um palestrante desorganizado e descomprometido? A escolha é sua. Saiba que somos avaliados em todos os aspectos, a começar pela pontualidade.

Chegue cedo!

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante. Professor. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida”, “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos”, “Educação Financeira”, “Recordar é Viver” e “Manual de Oratória”.

Francisney Liberato

Artigo

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com