Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 09 de Dezembro de 2025

Menu

Artigo

Alimentação adequada

08 de Dezembro de 2025 as 17h 10min
Fonte: Francisney Liberato

O nosso corpo é como um templo. Tudo o que for investido nele, seja físico, intelectual ou espiritual, surtirá resultados equivalentes.

Qual seria a melhor alimentação no momento de preparação para concursos públicos? Esta é uma pergunta muito relevante para os estudantes. Saber se alimentar bem faz toda diferença na jornada de estudos.

De modo geral, com a correria da vida e os muitos afazeres que temos, alimentar-se bem é considerado quase um luxo. Os alimentos, hoje em dia, são basicamente aqueles que não demandam tempo, em sua maioria congelados e processados em geral. Além disso, temos aqueles que buscam adequar a alimentação aos recursos financeiros.

Apesar de nossas infinitas justificativas, não se alimentar bem é o mesmo que colocar combustível de baixa qualidade em um veículo, ou seja, isso pode ocasionar, tanto no presente quanto no futuro, o surgimento de falhas, desgastes e, quem sabe, até estragar o automóvel. O fato de comer mal também atrapalhará a máquina do seu corpo, baixando a imunidade, tornando-o suscetível a doenças e enfermidades. Nesse último ponto, a quantidade e a qualidade dos estudos se reduzem significativamente no aprendizado.

Alimentar-se adequadamente, e com qualidade, seria como lançar mão de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, alimentos naturais, peixes, fibras, azeite extravirgem e outros alimentos, em quantidade apropriada, que auxiliarão o bom funcionamento do seu corpo, notadamente do seu raciocínio e memória, os quais são essenciais para a maratona de estudo.

Para tanto, a forma ideal para se alimentar visando melhorar a saúde com uma maior produção de energia e concentração se exerce de maneira calma, tranquila, com mastigação completa e lenta, pois, assim, o organismo gastará menos energia para a digestão.

Existem várias opiniões a respeito da periodicidade na ingestão dos alimentos: alguns nutricionistas dizem que para que o corpo funcione bem é necessário comer pelo menos a cada três horas; já outros, quantificam em mais ou menos intervalos. Assim, o ideal é buscar um profissional da área e de sua confiança para avaliar a medida ideal para você.

Qual é a melhor alimentação às vésperas das provas? Eu sugiro a ingestão de alimentos que já fazem parte do seu cotidiano, e, quem sabe, até alimentos mais leves. Evite experimentar novos sabores e novas alimentações, como, por exemplo, comidas gordurosas, frituras, “pratos saborosos” e alimentos apimentados. Não saia da sua rotina! Aventurar-se em momentos próximos à prova pode ser desastroso e acarretar consequências negativas em seus resultados.

Tenha consciência de que é necessário ter uma alimentação de qualidade, para você e para o seu corpo. Invista tempo e dinheiro para alimentar-se adequadamente, pois o resultado será satisfatório, uma vez que o seu raciocínio e sua memória estarão em perfeita harmonia com o seu corpo e intelecto. Cuide-se!

 

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 25 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.

Francisney Liberato

Artigo

*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. francisney@hotmail.com