Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Artigo

Alcoolismo é uma doença tratável

21 de Dezembro de 2021 as 09h 18min

Quem sofre com alcoolismo, ou tem algum conhecido que passa por esta situação, sabe o quanto é difícil encontrar uma cura e acabar de vez com esse vício tão danoso ao ser humano. O que muitos não sabem é que a psicoterapia é o melhor caminho para ter uma recuperação bem-sucedida.

Conforme o médico psicoterapeuta, Kristian Barros, o primeiro passo para um bom resultado é reconhecer que precisa de ajuda e pedir ajuda. Mas, isso não é tão simples, porque o alcoólatra dificilmente assume que está dependente.

Nestes casos, é de fundamental importância, a solidariedade das pessoas próximas. Existem diversos tipos de tratamentos, que variam conforme o grau de dependência e recursos disponíveis, podendo ser feitos em hospitais, consultas ambulatoriais ou até mesmo em casa. Lembrado, que o envolvimento dos amigos e familiares são essenciais para a recuperação do paciente

Durante a psicoterapia, o profissional irá analisar quais os sofrimentos mentais que levaram aquela pessoa ao vício, uma vez, que o alcoolismo está diretamente ligado a problemas de saúde emocional.

Normalmente, as pessoas começam a beber com frequência para aliviar algum tipo de dor ou angústia, mesmo que seja momentâneo. Dado a isso, o alcoolismo está relacionado à depressão, carência afetiva, ansiedade, frustração ou outra dificuldade emocional. E com o suporte do psicoterapeuta, o paciente irá reconhecer a si mesmo e, apreender a levar uma vida saudável sem o álcool

O tratamento, ainda, previne de recaídas e dá motivações para que uma nova história se inicie na vida do paciente.

Para saber mais, o médico psicoterapeuta Kristian Barros (CRM/MT 8079), atende no Hospital Dois Pinheiros. Contato: (66) 9 9611-3544.

 

*Dr. Kristian Barros, médico e ex-secretário de saúde de Sinop.

Dr. Kristian Barros

Artigo