Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 05 de Agosto de 2025

Menu

Artigo

A experiência de conquistar primaveras

17 de Julho de 2020 as 13h 44min

“E de repente chegou… que dizer… Já foi… e seguiu passando e passando. De forma desenfreada até a última e derradeira vez em que não se sabe o dia e nem a hora.”

 

A cada ano que passa, os homens envelhecem. A vida é tão dinâmica que basta nascer para estar velho. Um minuto de nascido é um minuto mais velho. A partir da saída ao mundo exterior pelo ventre materno, inicia-se uma contagem regressiva com data marcada para zerar o cronômetro. O tempo, medida que passa vai se esgotando. Quanto tempo se tem? Não se sabe. Muitos, nem tempo tiveram para escrever sua história.

Comemorar um novo ano de vida é uma dádiva e, o ato de celebrar o aniversário culturalmente chamado de “nova primavera”, remete a uma série de reflexões sobre o que se fez e, o que se deixou de fazer, ao mesmo tempo em que é possível obter mais um ano de chances de realizar novas conquistas. Comemorar mais um ano de vida, é poder refletir o quão experiente e amadurecido se tornou o indivíduo que tem a sua vida cronometrada. O que se tem a ensinar, o que se plantou, o que se colheu e o que se pode planejar. Comemorar aniversário é guardar o bom que viveu e, ter mais uma chance de consertar o que foi mau. Começa-se um novo ciclo vital para aproveitar, transformar, renovar, corrigir e, sobretudo, uma nova chance para fazer mais do que se alegra. Não se envelhece um ano, mas antes se acrescenta vida e histórias à existência, e isso é uma dádiva.

É preciso comemorar sempre que possível cada aniversário e planejar novos sonhos. Só se conquista o que se tem como meta e, para cada desejo, uma trilha de aventuras que será usada para escrever uma nova página da vida. Que venham as experiências sem se perder o valor jovialidade.

Texto Dedicado a um grande sonhador e conquistador de mais uma primavera.

 

*Julio César Marques de Aquino (Júlio Casé) é médico de Família e Comunidade pela SMS- Sinop/MT. Professor de medicina de pela UFMT campus Sinop. Autor do livro “Receitas para a vida” pela editora Oiticica. Contato: email: juliocasemed@gmail.com

Júlio Casé

Artigo

*Julio César Marques de Aquino (Júlio Casé) é médico psiquiatra pelo Hospital Municipal do Campo Limpo - SMS - São Paulo- SP. Médico de Família e Comunidade pela SMS- Sinop - MT. Professor de medicina pela UFMT campus Sinop - MT. Autor do livro “Receitas para a vida” pela editora Oiticica.  Titular da cadeira número 35 da Academia Sinopense de Ciências e Letras cujo o patrono é o médico e escritor Moacyr Scliar. Contato: email: juliocasemed@gmail.com.