Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

ARTIGO

Estudos fortalecem a teoria da vida após a morte

Você tem medo da morte?

Artigos | 07 de Junho de 2016 as 10h 43min
Fonte: André Jablonski

“Não morremos quando morremos”.  Essa é a afirmação de milhares de pessoas em todo o mundo, afirmação que gera mais perguntas do que respostas. Mas será que o homem conseguirá desvendar esse mistério?  É o que mostraremos neste artigo, baseado através de estudos e pesquisas em todo o mundo.

O mais convincente estudo realizado por pesquisadores, veio da Universidade de Southampton, que fortaleceu a teoria que existe vida depois da morte. Basicamente, os resultados foram baseados na EQM (Experiência Quase Morte).

A pesquisa foi baseada em dois mil casos de pessoas que sofreram paradas cardíacas, e observou que 40% dos que sobreviveram relataram ter experimentado alguma consciência entre o momento de sua morte clínica e o reinício do funcionamento do coração. Um dos testemunhos mais impactantes foi o de um homem de 57 anos, que descreveu ter visto os médicos que o reanimavam de fora do seu corpo – e certos detalhes do depoimento foram confirmados pelos profissionais que o atenderam enquanto ele estava clinicamente morto. Neste e em muitos outros casos ocorreu o fato surpreendente de a consciência ter se mantido por, no mínimo, três minutos depois de o coração parar, enquanto o cérebro costuma morrer após 20 ou 30 segundos.

Para os religiosos, é a comprovação da existência de Deus, concluindo que a vida que conhecemos é algo passageiro. Para os que não acreditam na existência de um ser superior, é apenas fatos sem comprovações, que não foram filmados ou gravados e as recordações das pessoas que experimentaram o EQM, não passam de alucinações do cérebro humano.

Porém, outros casos de pessoas que tiveram o EQM, são intrigantes.  Você pode conferir clicando aqui.

Um documentário exibido no Globo Repórter da TV GLOBO, mostrou o depoimento de pessoas que passaram pela experiência da EQM.  A maioria disse ter visto uma luz forte com força magnética, e a sensação de paz é indescritível.  Outras disseram sentir algo ruim e/ ou estar passando por um túnel com flashes dos momentos que ocorreram em toda a vida.

Apesar dos diferentes relatos, essas pessoas têm algo em comum, nenhuma delas disse ter medo da morte após o EQM, e afirmaram enxergar o mundo de maneira diferente e serem mais felizes.

Cientistas em geral dizem que essas experiências são resultados de alucinações no cérebro, como se fosse um extinto de sobrevivência, conhecido popularmente como autodefesa da consciência humana, o que é controverso com relatos de pessoas que descreveram as ações acontecidas em sua volta no momento que esteve em coma.

Perguntas e respostas que intrigam os que não são religiosos ou até mesmo aqueles que ainda não tem posição definida sobre o assunto.  Relatos que abalam até mesmo a teoria dos mais declarados ateus.