Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Artigo

Efeito placebo vs religião?

Do latim placebo, significa "agradarei"

Artigos | 01 de Agosto de 2016 as 14h 02min
Fonte: André Jablonski

Nosso corpo é uma “maquina” fantástica.  Quando a pressão do sangue dentro de nós está muito baixa, desmaiamos. A explicação cientifica é que deitado, o sangue circulará com maior facilidade, e a pressão voltará a subir.

Quando bocejamos, sem perceber, estamos estimulando a própria circulação sanguínea, diminuindo a temperatura, e aumentando nosso estado de atenção.  Por isso que geralmente quando acordamos, espontaneamente fazemos este movimento muscular.

A Ciência ainda justifica os motivos que nós espirramos, soluçamos, suamos e até mesmo porque temos as sobrancelhas.

Corpo perfeito, que pode praticar a auto-cura simplesmente acreditando que tal doença se curará.

A Ciência também nos dá uma resposta para isso, chamando de efeito placebo.

Por exemplo, se uma pessoa tomar um comprimido com farinha de trigo, e antes disso o médico mentir, dizendo que o “medicamento” é inovação na medicina e a dor de cabeça que a pessoa sentirá, passará instantaneamente. Após ingerir o comprimido, o paciente se livrará da dor.

Caso semelhante acontece quando um religioso vai até a igreja e através da Fé, pede que determinada doença seja curada, e quando este cristão acredita veementemente,  o “efeito placebo” acontece.

O questionamento principal, que não há respostas ainda para os não religiosos, é o porquê de o nosso corpo ser capaz de tamanha façanha.

Somos incríveis, podemos nos curar apenas acreditando, ou melhor, tendo Fé.

Caso você, querido leitor, não acredite na existência de um ser superior,  tente controlar sua mente , acredite que a futura simples dor de cabeça ou até mesmo uma doença mais grave irá se curar. Talvez, ajude.