Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Coronavírus

A pandemia do novo coronavírus não acabou

O cuidado individual é fundamental

Artigos | 14 de Julho de 2021 as 12h 52min
Fonte: Dr. Kristian Barros

Reprodução

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus não acabou, nem está perto disso. Com a flexibilização dos horários, maior número de pessoas estão transitando durante todo o dia. Porém, isso não significa que podemos diminuir a nossa atenção e cuidados em nos proteger. O que temos visto, no dia a dia, é a população sem máscara, aglomerada, locais sem a disponibilização de álcool gel, colaboradores agrupados, e muitas vezes, com sintomas gripais, trabalhando. Professores e crianças sem realizarem as medidas básicas de prevenção. Com isso é natural e evidente, o aumento de casos de contaminação, o que também eleva as ocupações de leitos nos hospitais, sejam eles de enfermaria ou de UTI's. Contudo, aumenta os gastos do estado e dos municípios, consequência dessa dinâmica populacional.

O Estado de mato grosso, em especial  a Secretaria de Estado de Saúde, através do Secretário Gilberto Figueredo, tem realizado um grande e nobre trabalho no controle da COVID-19, apostando no diagnóstico precoce, vacinação, investimento em contratação de profissionais de saúde e infraestrutura para atender os Hospitais Regionais. Entretanto, caso a população não tome consciência da gravidade da situação em que aínda estamos, esse trabalho do Estado pode ficar em vão.

Dr. Kristian Barros
Médico CRM/8079
Ex-secretário de Saúde