Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Saúde

Vacina da BCG ficará centralizada nas UBS's Botânico e Palmeiras

A mudança está sendo realizada para que não haja desperdício

Saúde | 15 de Julho de 2019 as 16h 28min
Fonte: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, irá centralizar, a partir desta quarta-feira (17), a aplicação da vacina BCG (Bacilo de Calmette & Guérin). A partir da data, o procedimento será realizado às quartas-feiras, à tarde, nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Botânico e do Jardim das Palmeiras.

De acordo com a coordenadora de imunização, Sirlei Castilho, esse formato de centralização tem foco melhorar o aproveitamento das doses. “Concentrar as procuras pela vacina em unidades estratégicas é necessário para que não haja desperdício, visto que cada frasco de BCG é multidose e, após aberto, a validade da imunização é de seis horas. Outro fator importante é quanto ao abastecimento reduzido da vacina. Neste mês de julho, o Ministério da Saúde disponibilizou para Sinop apenas 4% da meta estipulada, ou seja, de 4.600 doses. Apenas 180 foram entregues ao município”, explica a coordenadora.

A equipe de imunização municipal realiza a aplicação da vacina BCG em 100% dos bebês recém-nascidos na maternidade do Hospital Santo Antônio e, com isso, a procura pela vacina em UBS's vem reduzindo gradativamente.

 

BCG

A vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causa pelo Mycobacterium bovis ou o Bacilo de Koch.  A dose deve ser aplicada o mais precoce possível, de preferência ao nascer. A dose está disponível nos serviços de saúde para crianças menores de cinco anos.